João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo inaugura novo Centro Socioeducativo da Fundac

terça-feira, 12 de novembro de 2013 - 08:28 - Fotos: 

A Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) contará com uma nova unidade de internação para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. O Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE) será inaugurado pelo governador Ricardo Coutinho nesta terça-feira (12), às 10h, na Rua Severino Macena Dantas, s/n, no bairro Mangabeira VIII, em João Pessoa.

A nova unidade de internação, que foi construída dentro das normas do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), tem área de 3,65 hectares, sendo utilizada, inicialmente, uma área útil de mais de 17 mil metros quadrados.

O Centro Socioeducativo Edson Mota é fruto de uma parceria entre os governos estadual e federal, através do convênio de número 700029/2008 da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano/Fundac. O valor total da obra foi da ordem de R$ 9.050.218,77, sendo cerca de R$ 2,5 milhões de contrapartida do Governo do Estado.

Para a presidente da Fundac, Sandra Marrocos, essa é mais uma iniciativa de construção para uma sociedade de – e com – oportunidades. “Estamos entregando à Paraíba um ambiente propício para a ressocialização, e essa obra vem para somar. Nós sabemos que não é nada simples a alta complexidade da assistência social, mas com muita garra e determinação de todos que trabalham nessa Fundação, iremos, a partir deste momento, transformar ainda mais muitas e muitas vidas”, concluiu a gestora.

A unidade terá dormitórios coletivos e individuais, bloco de acolhimento e de medidas protetivas, bloco de atividades educacionais, refeitório, auditório, biblioteca, quadra poliesportiva, minicampo de futebol, salas de aula, salas para oficinas, espaço para múltiplas atividades, para atendimento de saúde e jurídico, além de salas administrativas, que oportunizarão um atendimento pleno, oferecendo espaços de convivência e demais atividades aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Segundo o coordenador de engenharia e projetos da Fundac, Carlos Roberto Alves Costa, desse modo será possível propiciar resultados satisfatórios ao conjunto das ações programadas e propostas pelo projeto, assim como o desenvolvimento de ações concretas direcionadas aos adolescentes privados de liberdade.