João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo inaugura Escola Técnica Estadual Cidadã de Itabaiana

sexta-feira, 2 de junho de 2017 - 21:02 - Fotos:  José Marques/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho inaugurou, nesta sexta-feira (2), a Escola Estadual Cidadã Integral Técnica de Itabaiana. A unidade de ensino vai atender, inicialmente, a cerca de 400 estudantes e representa um investimento de R$ 5,2 milhões na melhoria do ensino para os jovens do município. A vice-governadora Lígia Feliciano, deputados estaduais, auxiliares do Governo e lideranças da região também participaram do evento.

Na ocasião, Ricardo Coutinho ressaltou o esforço feito pelo Governo do Estado para tornar a educação da Paraíba cada vez mais qualificada e bem estruturada. “Essa obra está uma beleza, foi feita totalmente com recursos estaduais e me sinto muito satisfeito em entregar essa escola que vai mudar a realidade dos jovens da região. Aqui, além das aulas comuns, os estudantes terão cursos técnicos voltados para as necessidades do mercado de trabalho de Itabaiana e cidades vizinhas. Os cursos ainda estão sendo escolhidos, mas certamente, terão um padrão de qualidade. Portanto, estamos em um ritmo de obras muito significativo na Paraíba e podemos ver como o ensino público estadual tem mudado para melhor em todas as regiões”, observou.

A Escola Cidadã Integral Técnica de Itabaiana possui 10 salas de aula, refeitório, biblioteca, laboratórios (Física/Matemática, Biologia, Química e Informática), videoteca, jardim, banheiros e outras dependências. O ginásio de esportes foi contemplado com vestiários masculino/feminino, bateria de banheiros e arquibancadas.

Para o prefeito de Itabaiana, Lúcio Flávio, investir na educação é algo essencial para garantir um bom futuro para os jovens. “Estou muito feliz em receber o governador Ricardo Coutinho para inaugurar essa obra tão grandiosa para nosso município e ainda participar do Orçamento Democrático Estadual. A escola ficou linda, bem estruturada, à altura do que os estudantes de Itabaiana necessitam. Agradeço em nome da população e que venham mais obras para nossa região”, pontuou.

O secretário da Educação, Aléssio Trindade, comentou que a gestão vem transformando o ensino público, trazendo alternativas diferenciadas de ensino, com turno integral, cursos variados e incentivando o protagonismo dos estudantes. “O governador cumpre mais um dos compromissos assumidos com a região de Itabaiana, inaugurando essa bela escola. Vamos fazer uma série de discussões com o setor produtivo da região para selecionarmos os cursos que serão oferecidos nesta escola técnica. Queremos que esta unidade de ensino seja de referência e possa contribuir para que a cidade e a região se desenvolva economicamente. Aqui o estudante terá a oportunidade de aprender e se profissionalizar, sendo assim, cada vez mais, protagonista de seu futuro. Na escola o aluno inicia seu caminho profissional”, frisou.

“A escola ficou muito bonita. Estamos estudando, por enquanto, em outro local que não tem nem metade da estrutura que esta escola técnica oferece. O governador está de parabéns por disponibilizar para estudantes da rede pública as mesmas condições de um ensino privado. Eu gostei muito”, disse o estudante Gustavo Luna.

A aluna Kelly Dias está fazendo o 1º ano e comentou que a estrutura da escola superou as expectativas dos moradores de Itabaiana. “A escola está muito bonita, diferente de todas que já vimos por aqui. E ainda teremos opções de cursos técnicos. Estou ansiosa para vir estudar aqui e escolher meu curso”, comemorou.