João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo inaugura escola na cidade de Prata e Casa da Cidadania em Sumé

quarta-feira, 4 de maio de 2016 - 11:48 - Fotos:  Alberi Pontes

O governador Ricardo Coutinho realizou uma extensa agenda de visitas e inaugurações durante todo o dia desta terça-feira (3). Após entrega de equipamentos e inauguração de estrada, o governador inaugurou a Escola Municipal Irene de Souza Ramos no município de Prata, através do Pacto Social, e a Casa da Cidadania de Sumé.

As solenidade de inauguração da Escola Municipal Irene de Souza Ramos e do Centro de Educação e Atividades Integradas Joel Gonçalves Bezerra, ambos realizados por meio do Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba (Pacto Social), foram realizadas à tarde. A Escola teve investimento de R$ 560 mil e o Centro de Educação R$ 270 mil, beneficiando mais de 3.800 pessoas da cidade e entorno.

O Pacto Social é uma parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras para aumentar a qualidade de vida dos cidadãos paraibanos, seu cotidiano nas escolas, hospitais e outros segmentos. Ricardo esteve acompanhado da vice-governadora Lígia Feliciano e pelo prefeito de Prata, Antônio Costa Nóbrega Júnior.

“Esta foi uma parceria com bom resultado com a prefeitura. Aqui, vi uma ótima escola, com boa infraestrutura, espaços preservados, bom quadro, salas de aula amplas. É bom estar aqui e ver que mesmo em meio à crise, inauguramos obras, autorizamos outras e tocamos nossa vida. A situação está difícil, mas a Paraíba é um dos poucos estados que continuam pagando seus funcionários em dia e tentamos continuar nossas ações”, relatou Ricardo Coutinho.

Casa da Cidadania – A agenda de inaugurações terminou na cidade de Sumé, onde o governador inaugurou a Casa de Cidadania José Farias Braga, acompanhado do prefeito do município, Francisco Duarte Silva Neto. A Casa da Cidadania é realizada por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) e é um programa estadual que começou em 2001, regulamentado pela Lei nº 8.186/2001, que desde a sua criação oferece a prestação de serviços de vários órgãos do Governo Federal, Estadual, Municipal e da iniciativa privada em um único ambiente, contribuindo assim para a promoção de cidadania.

O programa hoje é formado por uma Gerência Executiva e 19 Gerências Operacionais, distribuídas da seguinte forma: Casa da Cidadania de Alhandra, Bayeux, Cuité Cabedelo, Campina Grande, Cajazeiras, Guarabira, Itaporanga, Jaguaribe, Mangabeira, Manaíra, Patos, Piancó, Pombal, Santa Rita, Sapé, São Bento, Sousa e Tambiá. Com a inauguração da Casa da Cidadania de Sumé serão 20 Casas.

No período de 2012 a 2016 foram inauguradas 13 Casas da Cidadania: Alhandra, Bayeux, Cajazeiras, Itaporanga, Mangabeira, Piancó, Pombal, Sapé, Sousa, Santa Rita, Cuité, São Bento e agora, Sumé, que está localizada na Avenida Primeiro de Abril, Centro.

A Casa da Cidadania de Sumé disponibilizará os serviços de oito órgãos parceiros: SRTE/PB (Carteira de Trabalho), Receita Federal (CPF), IPC (1ª e 2ª Vias de RG), Procon, Cagepa, Junta de Serviço Militar, Sala do Empreendedor (prefeitura) e Pagfácil, que irão atender não somente a população de Sumé, mais de outros municípios vizinhos como Amparo, Camalaú, Prata, Caiçara, Congo, Ouro Velho, Livramento, Monteiro e Salgadinho.

O dia de atividades terminou com a plenária do Orçamento Democrático (OD) na cidade de Sumé, na escola Professor José G. de Queiroz, encerrando assim o terceiro bloco do OD 2016.