João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo inaugura Escola Cidadã Integral em Santa Rita 

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016 - 15:43 - Fotos: 

O governador Ricardo Coutinho inaugurou, nesta segunda-feira (29), a Escola Estadual Cidadã Integral Heliton Santana, que tem capacidade para atender 320 alunos em tempo integral, uma reivindicação da população feita durante audiência do Orçamento Democrático naquela reigião. A escola, localizada no bairro Marcos Moura em Santa Rita, é a primeira neste modelo de ensino entregue na cidade e recebeu um investimento de cerca de R$ 5 milhões.

Na ocasião, Ricardo observou que todas as escolas públicas deveriam ser melhores que as privadas. “Devemos ter escolas melhores que as outras para dar mais oportunidades aos nossos jovens, como é o caso desta que entrego hoje e da que foi inaugurada semana passada em Cubati. Queremos estudantes protagonistas do seu futuro e o papel da escola é oferecer condições adequadas para que os sonhos dos alunos sejam realizados. Esse colégio vai ficar marcado na história, não apenas pela excelente estrutura, mas por ser uma homenagem mais que merecida a Heliton Santana, figura importantíssima nas lutas populares do Estado”, disse.

Durante a solenidade, o governador ainda ressaltou que a obra foi uma solicitação dos moradores daquela região no Orçamento Democrático. “Sabemos a importância do Orçamento Democrático Estadual como meio de atender os direitos das populações mais carentes. Por isso, digo a vocês cidadãos, que vale a pena ir às plenárias do Orçamento manter o diálogo fundamental com o nosso Governo. Este é o espaço reservado para que a população possa eleger suas prioridades”, concluiu.

A viúva do homenageado, Marta Santana, agradeceu ao Governo do Estado, ressaltando que  “Heliton Santana foi um grande educador cultural e militante de movimentos sociais do nosso Estado. Quero agradecer pela justa homenagem feita pelo Governo do Estado e desejar que esta escola seja um lugar de troca de conhecimento. Que o aprendizado flua por aqui. Certamente, onde quer que esteja, Heliton está feliz”.

Luiz Cândido é conselheiro do Orçamento Democrático e foi prestigiar a inauguração da escola reivindicada pelos moradores. “Estamos vendo aqui a realização de um sonho. Essa escola foi fruto de um pedido feito durante uma plenária do Orçamento, isto prova que o povo tem voz nesse Governo. Sabemos que uma boa escola é capaz de tirar a população de patamares inferiores, por isso hoje agradecemos muito por esta obra”, falou.

A Escola Heliton Santana possui biblioteca, oito salas de aula, quatro laboratórios (Biologia e Química, Física, Matemática e Robótica, Informática e Línguas), refeitório com capacidade para 120 estudantes, diretoria, banheiros, cozinha, recreio coberto, acessibilidade, sala de multimeios, ar condicionado em todas as salas, bloco administrativo, coordenação pedagógica, sala de atendimento educacional especializado para estudantes com necessidades especiais, ginásio em construção e outras dependências.

O estudante Victor dos Santos, de 15 anos, participou da solenidade e disse que a escola vai contribuir para que os alunos tenham um futuro melhor. “Essa obra mudou a realidade do nosso bairro. Com ela o ensino vai melhorar e, consequentemente, isso vai ajudar a termos um futuro com mais oportunidades. Com a ajuda dessa escola bem estruturada vai ficar
mais fácil realizar nossos sonhos”, comemorou o aluno.

Já Milene Henrique da Silva, de 14 anos, veio conhecer a Escola Heliton Santana e fez questão de dizer que gostou da estrutura. “Eu ainda não estudo aqui, vim apenas conhecer, mas gostei bastante do que vi. A escola é bem organizada, tem laboratórios e tudo o que um aluno precisa pra se preparar melhor. Ela está se destacando das outras e quero em breve estudar aqui”, enfatizou.