Fale Conosco

31 de agosto de 2017

Ricardo inaugura Centro Público EcoParaíba e lança edital para empreendimentos da Economia Solidária



31.08.17 ecoparaiba fotos francisco franca 5 270x191 - Ricardo inaugura Centro Público EcoParaíba e lança edital para empreendimentos da Economia SolidáriaO governador Ricardo Coutinho inaugurou, nesta quinta-feira (31), o Centro Público Estadual de Economia Solidária (EcoParaíba), em João Pessoa, e lançou o Edital de Chamada Pública para selecionar empreendimentos de Economia Solidária. O EcoParaíba é um espaço multifuncional que vai agrupar a capacitação, assessoramento e comercialização de produtos da agricultura e do artesanato paraibano. O ambiente vai contemplar também balcões de negócios da economia solidária, stands de vendas da agricultura familiar de base agroecológica e outros produtos. A entrega da obra faz parte da programação elaborada pelo Governo do Estado em comemoração ao aniversário de 432 anos de João Pessoa.

31.08.17 ecoparaiba fotos francisco franca 9 270x179 - Ricardo inaugura Centro Público EcoParaíba e lança edital para empreendimentos da Economia SolidáriaPara o governador Ricardo Coutinho, a economia solidária é uma alternativa na qual as pessoas podem, juntas, produzir mais e melhor. “Esse é um ramo em que o Governo do Estado acredita e colabora para seu desenvolvimento. O EcoParaíba é importante para a agricultura familiar, para o artesanato, para os catadores de materiais recicláveis, tanto para a comercialização como para a qualificação de mão de obra. Portanto, trata-se de uma iniciativa essencial para a formatação de negócios dentro deste segmento”, pontuou.

No local, o governador visitou uma feira agroecológica (alimentos sem agrotóxicos), além de uma exposição de produtos do artesanato, agricultura familiar e materiais recicláveis de vários municípios do Estado. “Queremos estimular cada vez mais a produção da agricultura familiar com qualidade e gerando renda para a população. Por isso, estamos inaugurando este espaço em homenagem ao companheiro da luta popular Pedro Belarmino, que se preocupava muito com as causas sociais”, enfatizou.

31.08.17 ecoparaiba fotos francisco franca 12 270x179 - Ricardo inaugura Centro Público EcoParaíba e lança edital para empreendimentos da Economia SolidáriaDe acordo com a secretária de Desenvolvimento Humano, Cida Ramos, na Paraíba há três Unidades de Economia Solidária, uma em Sapé, outra em Pombal e agora em João Pessoa. “Além das unidades que já entregamos, em breve teremos, também, essas lojas em Soledade e Sumé, elevando a qualidade de vida dos agricultores e artesãos. Essa ação contribui muito para a geração de emprego e renda. Estamos dando oportunidades para os segmentos que mais precisam de apoio. Dessa forma, eles podem produzir coletivamente. Isso é só uma etapa do muito que ainda vamos realizar até o fim desta gestão”, garantiu.

31.08.17 ecoparaiba fotos francisco franca 6 270x179 - Ricardo inaugura Centro Público EcoParaíba e lança edital para empreendimentos da Economia Solidária“O Centro Público vai funcionar de segunda a sexta-feira e com uma equipe especializada para o atendimento aos empreendedores e consumidores. Esse espaço será uma vitrine da economia solidária e da agricultura familiar. Queremos com isso fortalecer a economia solidária e ajudar estes trabalhadores. Também estamos lançando um edital para ocupação desse Centro Público e a partir de amanhã as pessoas já podem inscrever seus empreendimentos”, explicou a secretária executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária, Ana Paula Almeida.

O Edital disponibiliza 50 vagas direcionadas aos Empreendimentos da Agricultura Familiar (beneficiamento de alimentos), Artesanato, Finanças Solidárias e atividades com Catadores de Resíduos Sólidos. Depois de selecionados todos irão participar das atividades promovidas pelo Centro Público Estadual de Economia Solidária (EcoParaíba). O Edital estará disponível a partir desta sexta-feira (1) no portal do Governo do Estado.

“Quando falamos em economia solidária, estamos tratando de um setor em crescimento em todo o país e que tem o apoio do Ministério do Trabalho. Parabenizo a iniciativa do Governo do Estado em incentivar este setor produtivo. Tenho certeza que este Centro Público EcoParaíba vai gerar bons frutos para o Estado”, afirmou o representante do Ministério do Trabalho, Higino Brito.

31.08.17 ecoparaiba fotos francisco franca 17 270x179 - Ricardo inaugura Centro Público EcoParaíba e lança edital para empreendimentos da Economia SolidáriaO Centro Público EcoParaíba homenageia Pedro Belarmino, conhecido como Pedão, paraibano que se destacou pela atuação junto aos movimentos sindicais e associações agrícolas. “Quero agradecer essa honrosa homenagem feita a Pedro. Ele sempre se envolveu nas lutas sociais e lutou muito pelo desenvolvimento dos trabalhadores da agricultura. Foi uma merecida lembrança do Governo do Estado”, falou a irmã do homenageado, Maria do Socorro dos Santos.

“Faço parte de uma cooperativa que trabalha com frango, ovos caipira e polpa de frutas. Esse espaço foi muito importante para a agricultura familiar, porque agora temos um ponto fixo e bem central para comercializar nossos produtos. Espero que as vendas aumentem e, consequentemente, a produção também cresça. O EcoParaíba ficou lindo”, comemorou a produtora familiar Kaeline Alencar.