João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo inaugura ampliação da Associação Mãos que se Ajudam

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014 - 10:25 - Fotos:  José Marques/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho, ao lado da primeira dama Pâmela Bório e do vice-governador Rômulo Gouveia, inaugurou nessa quarta-feira (26)  a ampliação da Associação Mãos que se Ajudam, na cidade de Lucena, Litoral Norte da Paraíba. A reforma da associação foi possível graças a ação do Governo do Estado, que destinou R$ 400 mil, possibilitando que a cooperativa ampliasse o espaço físico e, ao mesmo tempo, elevasse a produção mensal da Cocada na Kenga, que vai passar de 8 mil para 12 mil unidades.

Na ocasião, também foram comemorados os dez anos da associação e o aniversário de 89 anos de Angélica Rafael de Oliveira, uma das primeiras sócias, que em 2005 cedeu a primeira área organizada na casa dela para o início do projeto. Antes, as cocadas eram feitas nas casas das associadas.

Ricardo Coutinho falou da importância social e econômica do trabalho realizado pelas mulheres da associação. “Esse não é simples trabalho, aqui é uma célula típica de organização popular comandada por mulheres. Isso muda a história, faz com que as coisas funcionem diferentes, empodera o povo. A única forma do povo se desenvolver é na organização popular. Quando as pessoas se organizam ficam mais fortes. Aqui se mistura artesanato, arte, culinária, gastronomia, identidade cultural e, fundamentalmente, educação. Essas mulheres que fazem o projeto Cocada na Kenga estão de parabéns”, ressaltou o governador.

A retomada do projeto Cooperar e a importância do programa para a mudança de realidades dos paraibanos foram ressaltados pelo vice-governador Rômulo Gouveia. “É uma alegria participar desse momento. O projeto Cooperar tem uma importância muito grande, é uma política permanente deste governo, que estava parado e foi retomado por esta gestão. O governo está trabalhando, principalmente, para libertar pessoas. Esta política é de libertação. O governo esta trabalhando para que cada um tenha seu espaço, conquiste seu espaço. Essa é a visão do governo. Essa ação é extremamente importante para o desenvolvimento da Paraíba”, afirmou Rômulo.

O prefeito de Lucena, Marcelo Monteiro, agradeceu ao Governo do Estado pelo investimento na associação e pelas obras realizadas no município. “Essa associação hoje gera emprego. Agradecemos ao governador Ricardo Coutinho por acreditar no trabalho dessas mulheres, por ter possibilitado os mecanismos para que essa associação chegasse a esse patamar e por estar olhando para Lucena. Hoje temos obras de esgotamento e, em breve, teremos a instalação do estaleiro, que vai gerar muitos empregos. Lucena vai desenvolver, vai ser outra. Só temos que agradecer ao governador Ricardo Coutinho”, afirmou o prefeito.

O incentivo financeiro para a associação foi repassado via Projeto Cooperar e Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza no Estado da Paraíba (Funcep), Banco Mundial e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

De acordo com a presidente da associação, Mauricéia Barbosa, os recursos liberados pelo Governo da Paraíba foram destinados à ampliação da sede, que passou a ter 250 metros quadrados. O espaço agora conta com quatro salas, uma área de serviço e dois banheiros.

“Na adaptação que fizemos na área, foi criado um espaço denominado memorial histórico, onde os visitantes podem apreciar o acervo, visualizar o espaço da produção e degustar a cocada. Hoje a associação tem renda mensal, podemos construir nosso futuro em cima do que a gente tem. Gostaria de agradecer aos parceiros, fornecedores, amigos e, principalmente, ao governador Ricardo Coutinho e ao projeto Cooperar na pessoa de Roberto Vital”, agradeceu a presidente da associação.

O coordenador do Projeto Cooperar, Roberto Vital, falou que o programa tem o objetivo prioritário de incentivar projetos produtivos que melhorem a qualidade de vida dos paraibanos.  “Esse é um olhar do Governo do Estado para incentivar trabalhos semelhantes ao desenvolvido por esta associação de Lucena. Os investimentos destinados à Associação Mãos que se Ajudam refletem bem a prioridade do Governo aos projetos produtivos como forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas que estavam às margens da inclusão social”, destacou.

A solenidade contou ainda com apresentações dos idosos da Associação da Pessoa Idosa e do Projeto Fazendo Arte, que trabalha com crianças da comunidade local com aulas sobre cidadania, meio ambiente, direitos e deveres.

Estiveram presentes na inauguração os deputados João Gonçalves e Edmilson Pereira; a secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Gilberta Soares; o presidente da CDRM, Marcelo Falcão; o chefe da Casa Militar do Governo, coronel Fernando Chaves; o ex-secretário de Estado da Agricultura, Marenilson Batista; o comandante do BPM, tenente coronel Júlio César; primeira dama de Lucena, Tatiana Monteiro; Regina Amorim (Sebrae); Marta Evangelista (Cooperar); o vice-prefeito da cidade de Bayeux, Dr. Francisco, além de vereadores, secretários, padres, pastores e autoridades da cidade de Lucena.