João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo homenageia Monsenhor Trigueiro durante programa de rádio

segunda-feira, 7 de maio de 2012 - 15:38 - Fotos: 

O governador Ricardo Coutinho dedicou o programa Fala Governador desta segunda-feira (7) ao monsenhor José Trigueiro do Vale, que faleceu no último domingo (6), em João Pessoa. Natural de Itabaiana, o padre morreu aos 88 anos, após dedicar mais de seis décadas como vigário na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, na Capital paraibana, e se destacar como um dos associados fundadores do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).

O monsenhor foi vítima de falência múltipla dos órgãos, após passar uma semana internado em um hospital pessoense. Durante o programa transmitido pela Rádio Tabajara, Ricardo relembrou um pouco da trajetória do monsenhor. “Ele deixou toda sua vida como exemplo. Seu falecimento representa uma grande perda para o povo paraibano”, disse.

O  monsenhor José Trigueiro do Vale associou a vocação religiosa à formação de educador. Desde cedo, ele teve uma formação ditada por inspiração divina e fez dela a razão de toda a sua existência. Galgou postos na hierarquia do clero, mas continuou a ser chamado de padre Trigueiro, tratamento preservado pelos paroquianos da Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, sua segunda casa.

Na área da educação, o padre participou da fundação do Unipê, juntamente com mais cinco amigos. Hoje, o centro universitário possui mais de nove mil alunos e desenvolve projetos sociais voltados à comunidade. O monsenhor Trigueiro também foi um dos fundadores do Instituto Dom Adauto, na capital, que atende hoje mais de mil alunos, da educação infantil ao ensino fundamental. O Instituto é ligado à Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes.

Sepultamento – O velório acontece durante a tarde desta segunda-feira (7) na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, na Avenida João Machado, seguida da missa de corpo presente celebrada pelo arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, e do sepultamento.