João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo homenageia atletas paraibanos que participaram da Paralimpíada Rio 2016

quarta-feira, 21 de setembro de 2016 - 16:01 - Fotos:  Francisco França/Secom Pb

O governador Ricardo Coutinho homenageou, nesta quarta-feira (21), os atletas paraibanos que participaram da Paralimpíada Rio 2016, realizada entre os dias 7 e 18 de setembro no Rio de Janeiro. A Paraíba foi representada na competição por 14 paraibanos, entre paratletas, técnicos e assistentes nas modalidades de atletismo, goalball e futebol de 5 (para deficientes visuais). Petrúcio Ferreira, Damião Robson, Marcos José, Luan Gonçalves e Jonatas Silva estiveram no evento que aconteceu no auditório da Funad. Na ocasião, Ricardo entregou aos atletas, placas simbólicas em reconhecimento pelo destaque esportivo e agradecimento por levarem o nome da Paraíba para o mundo. A vice-governadora Lígia Feliciano, auxiliares do Governo e deputados estaduais também prestigiaram o evento.

Durante a solenidade, Ricardo falou sobre a satisfação de homenagear os atletas paralímpicos e comentou que eles são exemplos de superação. “É um prazer muito grande enquanto governador e também enquanto paraibano participar dessa solenidade que tem uma simbologia enorme. Estamos falando de inclusão, respeito e acima de tudo superação. Esses atletas são exemplos de que com vontade é possível superar qualquer obstáculo. Eles deixaram a Paraíba e o Brasil muito orgulhosos”, disse.

O governador ainda lembrou que inaugurou, recentemente, o ginásio da Funad, local que incentiva e dá condições para o treinamento dos paratletas. “No início de agosto, entregamos uma obra que contribui muito para a prática esportiva das pessoas com deficiência. O ginásio da Funad é um polo extremamente necessário para a sociedade. Essa obra está toda adequada para o uso de paratletas, sendo um equipamento importante para os atuais e futuros atletas paralímpicos paraibanos”, observou.

O secretário executivo de Juventude, Esporte e Lazer, José Marco, destacou ações como o Bolsa Atleta que colabora para a expansão do esporte no estado. “Nossos atletas tiveram muito êxito na Paralimpíada, a exemplo do Petrúcio Ferreira, que iniciou a carreira nos jogos escolares e agora já é campeão e recordista paralímpico. Vamos continuar investindo no esporte, através do Bolsa Atleta, por exemplo, que também abrange os paratletas. Hoje, nesse Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, essa homenagem se faz muito relevante não só para os atletas que participaram da Paralimpíada, mas para todos os paratletas que superam desafios diariamente”, comentou.

Nove paraibanos conquistaram medalhas na Paralimpíada, como o jovem Petrúcio Ferreira, de apenas 19 anos que brilhou no atletismo. Ele conseguiu o ouro na prova dos 100 metros rasos e prata no revezamento 4 por 100 e ainda nos 400 metros. “Esta foi minha primeira Paralimpíada e estou muito feliz por esse resultado maravilhoso. Sempre quis ser atleta, treinei muito e Graças a Deus conquistei três medalhas. Eu dedico essa medalha para minha família, meu treinador, minha cidade São José do Brejo do Cruz e a toda Paraíba. A deficiência não é obstáculo, podemos fazer tudo, basta ter força de vontade. É uma alegria voltar para casa e receber essa homenagem do governador”, falou Petrúcio.

 “É um orgulho muito grande conquistar essa medalha. Nosso trabalho vem sendo feito com muita dedicação por isso somos tetracampeões e ver o apoio e reconhecimento da nossa Paraíba é gratificante. Vamos treinar mais para fazer bonito também nas outras competições”, disse o paratleta campeão no Futebol de 5, Marcos José.

O paratleta Damião Robson também conquistou medalha de ouro no Futebol de 5 e comentou: “Nada melhor que chegar na nossa terra e ser acolhido pelos paraibanos, sou de Cabaceiras e me orgulho muito do nosso Estado. Conseguir o ouro é uma emoção indescritível. Estamos muito felizes”.