João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo homenageia atletas e para-atletas em João Pessoa

terça-feira, 3 de dezembro de 2013 - 18:30 - Fotos:  Vanivaldo Ferreira / Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho parabenizou e homenageou todos os paraibanos que conquistaram medalhas nas Paralimpíadas Escolares e nos Jogos Escolares da Juventude etapas de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, na tarde desta terça-feira (3), durante solenidade que aconteceu no auditório da Fundação de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad). O vice-governador Rômulo Gouveia também participou do evento, no qual foram entregues troféus aos atletas e para-atletas em reconhecimento às conquistas nas competições.

Ricardo comemorou os excelentes resultados que os atletas dos Jogos Escolares da Juventude e das Paralimpíadas Escolares conquistaram: “Vejo com muita alegria, não só pelos resultados, mas pelo aumento da nossa participação. O esporte é um dos instrumentos mais fortes da coesão social e isto significa diminuição da violência, aumento da convivência e a Paraíba sempre teve uma tradição nos Jogos Escolares”.

O governador fez questão de ressaltar os resultados extraordinários dos para-atletas, que passaram de 22 medalhas para 45 medalhas este ano, bem como a conquista dos jovens nos Jogos Escolares. Ricardo comentou que o Estado tem colocado as delegações em hotéis e disponibilizado passagens de avião, o que não ocorria antes.

Ele lembrou que as instalações esportivas estão sendo melhoradas nas escolas, a exemplo do complexo educacional polarizado pelo Liceu Paraibano, que receberá um parque aquático; três ginásios esportivos na cidade de Bayeux, que ainda não possuía o equipamento; e a reforma na Vila Olímpica Ronaldo Marinho, que será um dos melhores centros esportivos do Brasil com acessibilidade em todas as áreas.

O Governo do Estado está fazendo sua parte para estimular cada vez mais os jovens nos esportes e eu conto com esse entusiasmo dos professores, dos monitores, porque eles sabem que o esporte hoje faz parte da agenda política do Governo”, acrescentou Ricardo.

O vice-governador Rômulo Gouveia avalia que no atual Governo o setor desportivo tem sido pautado e está nas prioridades da agenda política do Estado.

Já o secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, (Sejel), Tibério Limeira, agradeceu ao governador e à equipe da Sejel pela oportunidade de estar contribuindo com o desenvolvimento do esporte na Paraíba, parabenizou os medalhistas e declarou: “Nesse ano de 2013 a gente conseguiu avançar muito com resultados excelentes nas diversas ações. Isto aqui é resultado de muito investimento direcionado a tornar a política do esporte e do paradesporto em política de Estado”.

Na opinião da presidente da Funad, Simone Jordão, as 45 medalhas conquistadas pelos para-atletas são resultados de muito incentivo e apoio. “Hoje, 3 de dezembro, é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, então é uma data muito simbólica e essa homenagem é pela capacidade de superação dessas pessoas”, frisou.

A para-atleta Bruna Alves Dias, que ganhou três medalhas de ouro no atletismo das Paralimpíadas em âmbito nacional, agradeceu ao Governo pelo incentivo em nome de todos os atletas. “Essas medalhas de ouro são significantes para mim. Acredito que estou ajudando a Paraíba a crescer e fico feliz porque estou sendo reconhecida pelo meu esforço”, afirmou.

A atleta Maria Eliza Mendes, 14 anos, estudante da Escola Professor Itan Pereira, de Campina Grande, conquistou medalha no cliclismo, nos Jogos Escolares em Natal. “Fico emocionada com essa homenagem do Governo e divido essa alegria com minha família”, declarou.

Os Jogos Escolares da Juventude de 12 a 14 anos foram disputados em Natal (RN), e em Belém (PA), de 15 a 17 anos. Já as Paralimpíadas Escolares aconteceram em São Paulo. O Governo do Estado apoiou todas as delegações, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte Lazer (Sejel). Todos os atletas e para-atletas tiveram total apoio do Governo do Estado e os que foram para Belém e São Paulo viajaram de avião. O secretário executivo da Sejel, José Marco também prestigiou a solenidade e entregou troféus.