João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo garante políticas públicas para melhorar vida de idosos

terça-feira, 11 de outubro de 2011 - 14:33 - Fotos: 

Ricardo durante a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa Foto:José Marques/Secom-PB

Na manhã desta terça-feira (11), o governador Ricardo Coutinho participou da 3ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, no auditório da Unipê, em João Pessoa, e anunciou a construção de moradias apropriadas para idosos, no próximo ano. Ele destacou que o Estado cumpre o compromisso de desenvolver políticas públicas que garantam aos idosos uma vida mais digna.

Segundo Ricardo, o Governo está buscando recursos federais para viabilizar a implantação desses espaços de convivência em João Pessoa e outros municípios, com moradias adaptadas para a pessoa idosa e atividades de esporte e atenção à saúde que promovam um envelhecimento ativo e benéfico. “Juntamente com os municípios, estamos trabalhando pela geração de renda e para garantir a emancipação econômica, a habitação e o direito das pessoas à cultura, ao lazer e ao entretenimento”, disse ele.

Em seu discurso, o governador salientou que, em João Pessoa, os avanços na implantação das políticas públicas, por meio da criação de espaços de convivência, circuitos de lazer, cultura e educação, estão garantindo qualidade de vida às pessoas idosas. Nos demais municípios, no entanto, ele disse que a caminhada ainda é longa, já que são 223 municípios, em 14 regiões geoadministrativas. “Precisamos nos esforçar para garantir serviços em pelo menos cada uma das regiões. Se tivermos municípios antenados com essa ideia, juntaremos o pouco recurso do Estado com o pouco da prefeitura e teremos uma soma importante para garantir os direitos da pessoa idosa”.

Valorização – O governador Ricardo Coutinho destacou a importância da conferência para cobrar a aplicação de políticas públicas e construir conceitos e ações que auxiliem os governos Federal e Estadual a marcar na história um novo tempo: o da valorização e do reconhecimento das pessoas da terceira idade.

Aparecida Ramos, titular da Secretaria de Desenvolvimento Humano (SEDH), ressaltou que o Estado vem trabalhando na abertura de duas instituições de longa permanência, incluídas no Plano Plurianual (PPA). “A iniciativa de criar espaços de moradias específicos para o idoso, com atendimento especial, e de abrir uma linha de crédito dentro do Empreeender-PB representam políticas públicas inovadoras e consistentes desenvolvidas pelo Governo do Estado”, disse.

A secretária destacou outras lutas da SEDH, como a ampliação do Benefício da Prestação Continuada (BPC), para reduzir o número de idosos que não recebem o benefício, e a reativação dos centros de convivência dos idosos na Paraíba.

A conferência – De acordo com a vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Zuleida Cavalcanti, as propostas escolhidas dentro dos eixos temáticos serão apresentadas na Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, a ser realizada em Brasília, no período de 23 a 25 de novembro.

Conforme Zuleida, durante as conferências municipais foram escolhidos 317 delegados, dos quais 17 serão escolhidos para defender as propostas da Paraíba no evento nacional.  A escolha das propostas foi feita pelo promotor de Direitos do Cidadão, Valberto Lira.

Zuleida enfatizou que as reivindicações estão previstas no Estatuto do Idoso, nas áreas de educação, saúde, lazer, cultura. “A proposta do governador possibilitará que pessoas da terceira idade, que vivem numa situação de vulnerabilidade social, tenham uma residência e um ambiente adaptados à sua realidade”, finalizou.