João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo fala sobre crescimento da PB e união dos estados nordestinos

terça-feira, 13 de agosto de 2013 - 19:41 - Fotos: 

O governador Ricardo Coutinho participou, nesta terça-feira (13), do ‘Exame Fórum Nordeste’, evento realizado pela Editora Abril, em Recife, que reuniu autoridades, executivos e empresários em um dia de debates sobre as oportunidades surgidas com investimentos e infraestruturas alocados na região Nordeste. Ao lado dos governadores Eduardo Campos (Pernambuco); Rosalba Ciarlini (Rio Grande do Norte) e Jaques Wagner (Bahia), Ricardo falou sobre a Paraíba e os investimentos realizados pelo Governo do Estado em várias áreas, citou o programa Caminhos da Paraíba, atração de investimentos, indústrias e falou dos desafios da economia nordestina e suas principais frentes de crescimento.

Na Paraíba, 54 cidades não possuíam acessos asfaltados, viviam isoladas. Vamos terminar 2014 com todos acessos asfaltados. Entendemos que não há desenvolvimento sem integração rodoviária, sem acessos às rodovias. Estamos realizando um grande investimento que ajuda a perspectiva de desenvolvimento da Paraíba. Nosso Estado será, em dois anos, o segundo maior produtor de cimento do país. Hoje, depois de 30 anos, entregamos títulos de regularidades a hoteleiros do Polo Turístico de Cabo Branco. Empresas estão se instalando no Estado. Temos uma crença profunda no desenvolvimento regional, não existe competição entre estados, temos interesses comuns e se nos unirmos conseguiremos que essa região mude e cresça cada vez mais”, afirmou o governador.

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, por sua vez, falou sobre os avanços do Nordeste ao longo dos anos e da necessidade de se pensar nas diferenças regionais. “O Nordeste reduziu desigualdades, construímos democracia, estabilidade, expansão, mas nossa realidade no campo ainda é dura. O Nordeste precisa olhar para dentro do Nordeste para ver as desigualdades inter-regionais. Temos que ver a questão federativa. Precisamos ser um consenso nordestino, brasileiro, de toda a importância dessa região”,  enfatizou.

Já a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, destacou a mudança da cultura política, que, segundo ela, vai ser um fator que vai alavancar o desenvolvimento da Região. “Podemos dizer que muita coisa mudou, mas posso destacar que a principal mudança foi a politica, que vai fazer o Nordeste avançar muito mais. Os políticos estão vendo que é necessária a resolução de questões obrigatórias. Tudo isso para projetar o futuro com ações estruturantes para alavancar o crescimento do Brasil’, afirmou a governadora. 

O governador da Bahia, Jaques Wagner, falou sobre a importância de investimentos federais para impulsionar o crescimento da região.  “Os governadores que aqui estão sempre se reúnem para pensar no Nordeste. Nos orgulhamos dessa região que mais cresce no país. Temos que cobrar cada vez mais do Governo Federal que essa política de desenvolvimento seja ampliada’, disse o governador.

O evento contou ainda com as presenças do diretor do instituto de pesquisas Data Popular, Renato Meirelles; do presidente da FedEx Express Brasil, Américo Pereira Filho; do presidente da Whirlpool, João Carlos Brega; do chefe do Departamento de Energias Alternativas do BNDES, Antônio Tovar; do presidente do grupo 3 Corações, Pedro Lima; do presidente da Eletro Shopping, Richard Saunders; do presidente do conselho administrativo do Porto Digital, Sílvio Meira; do economista Ricardo Paes de Barros e da professora da Universidade Federal de Pernambuco, Tânia Barcelar.