João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo entrega veículo ao Hemocentro para coletas externas de sangue

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014 - 15:17 - Fotos:  José Marques / Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho entregou na manhã desta segunda-feira (27) uma Van equipada que vai auxiliar no serviço de coletas externas de sangue realizadas mensalmente pelo Hemocentro da Paraíba. A solenidade aconteceu na sede do Hemocentro, em João Pessoa, com a presença de autoridades políticas, civis e religiosas. A Van foi uma doação do Rotary Club Internacional. Na oportunidade, também houve o lançamento oficial da “Carta de Serviços ao Cidadão”.

Durante a solenidade, o governador disse que o veículo vai potencializar ainda mais o trabalho do Hemocentro na busca por doadores de sangue. “Estamos trabalhando para ampliar ainda mais essa rede para que a população possa desfrutar de um serviço com qualidade e eficiência”, destacou.

Ricardo Coutinho informou ainda que nos últimos três anos o Hemocentro da Paraíba aumentou em cerca de 30% o número de doadores de sangue e isso é fruto dos investimentos que o Governo do Estado vem fazendo e, nesse caso específico, na rede pública de saúde. O governador explicou que mensalmente são investidos cerca de R$ 50 milhões para manter a rede de saúde em funcionamento.

O secretário de Estado de Saúde, Waldson de Souza, destacou que o Governo do Estado sempre tem buscado firmar parcerias com o objetivo de oferecer à população paraibana serviços com qualidade e eficiência. Além dessa Van, segundo o secretário, um dos grandes investimentos do Governo do Estado foi a implantação do laboratório de Testagem de Ácidos Nucléicos (NAT), que funciona no Hemocentro de João Pessoa e é referência para todo o Brasil. “Além do mais, a Paraíba é  o único Estado do Brasil  a fazer os exames de hepatite B  e C e o HIV I  e II, enquanto que nos outros Estados são realizados apenas os exames de hepatite C e HIV. No caso desse laboratório, o paciente recebe um sangue com 100% de qualidade e segurança”, afirmou.

A diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, disse que a Van vai ser usada especialmente nas coletas externas de sangue. “Agora teremos duas unidades móveis e, com isso, podemos fazer duas coletas externas de sangue no mesmo dia, pois sangue não se compra, tem que ser doado” explicou. A diretora destacou a importância da parceria com o Rotary Club. “É um parceiro que temos de longas datas e que tem ajudado em nosso trabalho de conscientização junto à população sobre a importância da doação de sangue”.

Doação – O governador destacou a importância da parceria com o Rotary Clube e disse que o Estado estará sempre aberto para novas parcerias, não só com o Rotary, mas qualquer outra entidade ou órgão da sociedade civil organizada, desde que tenha como objetivo melhorar a qualidade de vida da população. “O Estado não é do governador, mas da população, é de todos nós”, destacou Ricardo, ao lembrar que o Rotary desenvolve durante muitos anos um trabalho humanitário muito bom em todo o mundo. “Não poderíamos jamais deixar de sermos parceiros de uma entidade dessas, e tenho certeza de que com essa doação o Rotary não está preocupado com lucro, mas com a melhoria da vida do povo paraibano”, destacou o governador.

De acordo com o ex-governador do Rotary e autor projeto que culminou com a entrega desse veículo, Vandick Coutinho, foram investidos cerca de R$ 200 mil. “O Governo do Estado sempre tem se mostrado aberto para o diálogo e sempre disposto a firmar parcerias que tragam benefícios para a população paraibana, e isso não acontece apenas com o Rotary Club, mas com várias outras entidades e órgãos da sociedade civil organizada”, completou.

Outro Serviço – Além da entrega da Van, o Hemocentro fez o lançamento oficial da “Carta de Serviços ao Cidadão”. O documento contém todas as ações que são desenvolvidas pela Rede Hemocentro e como o cidadão pode fazer para ter acesso ao atendimento. “Essa carta é um raio-X do Hemocentro e, com certeza, será mais um canal de comunicação com a população e servirá para ajudar as pessoas que precisam dos nossos serviços”, destacou Sandra sobreira.

Sobre o Hemocentro – A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. Para tanto, é composta por uma rede de dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.

Para manter o estoque de sangue, o Hemocentro realiza várias ações de caráter educativo e de mobilização junto à população paraibana, a exemplo das coletas externas de sangue que são realizadas mensalmente em órgãos públicos e privados, como também as campanhas que acontecem em datas especiais, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Mês da Mulher (março), Carnaval, São João e Final de Ano, dentre outras.

Serviços - O Hemocentro também oferece atendimento especial ao hemofílico. Cerca de 300 pacientes recebem atendimento em toda a rede formada pelos Hemocentros de João Pessoa e Campina Grande e pelos Hemonúcleos. “O Governo do Estado tem procurado melhorar o atendimento à população em toda a sua rede de saúde e no Hemocentro não poderia ser diferente”, destacou Sandra Sobreira.