João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo entrega UPS e garante segurança para 11 mil habitantes

sexta-feira, 10 de maio de 2013 - 18:46 - Fotos:  Francisco Moraes / Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho entregou, nesta sexta-feira (10), a Unidade de Polícia Solidária no bairro do Pedregal, na zona oeste de Campina Grande. Localizada na rua Arlindo da Silva Amorim e com investimentos de R$ 54 mil, somando-se mobília, informatização, monitoramento e uma viatura, a UPS vai proporcionar o policiamento ostensivo por 24 horas, garantindo a segurança a 11 mil habitantes.

Esta é a segunda unidade inaugurada em Campina Grande e a 11ª na Paraíba. Durante a solenidade, ainda foram entregues kits de livros paradidáticos a estudantes como forma de aproximar o trabalho da Polícia Militar com a comunidade.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, informou que a unidade terá um efetivo de 17 policiais, sendo 16 praças e um oficial comandante, o 2º Tenente José Salonildo 


Em seu pronunciamento, o governador Ricardo Coutinho projetou para a UPS do Pedregal as metas atingidas pela Unidade de Polícia Solidária do bairro do Mutirão do Serrotão, em Campina Grande, inaugurada no dia 25 de janeiro deste ano. “Desde a instalação da UPS do Mutirão não foi registrado nenhum homicídio nem assaltos a estabelecimentos comerciais e residências”, ressaltou . O governador enfatizou que, no Mutirão, havia antes um sequência grande de assassinatos , inclusive um sargento da Polícia Militar chegou a ser morto com um tiro pelas costas por um bandido que foi preso dias depois.Alexandrino da Silva
. Ele acrescentou que haverá monitoramento com câmeras nas proximidades da UPS com apoio de tablets. Além disso, uma viatura foi disponibilizada para a realização de rondas constantes no bairro. Com a inauguração da UPS, a população ganhou um número de ‘Linha Solidária’ com a polícia (8864-1483), podendo acionar os policiais de forma ágil direta.

No Mutirão, passamos a fazer um trabalho permanente de policiamento, interagindo com a comunidade. Aqui no Pedregal, nós queremos que vocês saibam o nome de cada um destes policiais que aqui estão. Por sua vez, os policiais saberão o nome das pessoas e suas respectivas casas. Essa é uma orientação de aproximação e interação com a comunidade, não é a orientação de semear o medo”, assinalou o governador.

PresenteEm nome da comunidade, o vice-presidente da Associação dos Moradores do Pedregal, Manoel Xavier, agradeceu ao governador Ricardo Coutinho pela instalação da UPS. “Eu moro no bairro há 37 anos e pela primeira vez o governo está trazendo um equipamento definitivo que vai nos garantir a segurança e trazer a paz para o nosso bairro durante 24 horas”, frisou.

Por sua vez, a presidente do Clube de Mães, Terezinha Fragoso, disse que a unidade era uma reivindicação antiga da comunidade. “A instalação da UPS foi um grande presente para as mães do Pedregal que terão segurança para elas e suas famílias”, comemorou.

Participaram ainda da solenidade os secretários de Estado, Adriano Galdino (Governo), Carlos Antonio (Interiorização), Moacir Rodrigues Barbosa (executivo de Interiorização), Ricardo Barbosa (PAC), Tovar Correira Lima, representando o prefeito Romero Rodrigues, a deputada Eva Gouveia, o presidente da Câmara, Nelson Gomes Filho, o comandante de Policiamento Regional (CPR1), coronel Marcos Sobreira; o comandante do 2º BPM, tenente-coronel Souza Neto; o delegado regional da Polícia Civil, Marcos Paulo; o delegado-chefe da Polícia Federal, em Campina Grande, Bruno Rodrigues; o comandante do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército, coronel Alexandre Varjão, entre outras autoridades.

Qualificação – Já o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Souza Neto, destacou que todos os policiais designados para integrar o quadro dessas duas unidades em Campina Grande são capacitados no Curso de Promotor de Polícia Comunitária e ainda no Programa Educacional de Resistência às Drogas, tendo assim habilidades para promover a aproximação com a população. “Quando a polícia e os moradores trabalham juntos, muitos problemas são solucionados antes que virem casos de polícia graves”, frisou.

Também participam do curso policiais civis, bombeiros, guardas municipais, integrantes do conselho tutelar e líderes comunitários. Só este ano, a previsão é que 640 pessoas sejam capacitadas nessa nova filosofia de polícia, na qual a população e os PMs trabalham de forma integrada. Até 2012, o número de pessoas qualificadas chegou a 1.946.

Entre as disciplinas ministradas no curso estão: Relações Interpessoais; Direitos Humanos; Mediação e Demais Meios de Resolução Pacífica de Conflito e Polícia Comunitária e Sociedade.

Em menos de dois anos e meio, já são 11 UPSs instaladas pelo Governo do Estado. Confira os números da ‘Linha Solidária’ de cada uma delas:

EM JOÃO PESSOA

UPS do Alto do Mateus: (083) 8879-2590

UPS de Mandacaru: (083) 8619-2213

UPS da Bola na Rede: (083) 8716-7927

UPS do São José: (083) 8628-7040

UPS da Bela Vista: (083) 8797-2717

UPS Jardim Planalto: (083) 8835-1228

UPS Róger: (083) 8714-0119

UPS Jaguaribe: (083) 8818-5369

UPS Geisel:(083) 8806-9501

EM CAMPINA GRANDE

UPS Mutirão: (083) 8820-7211

UPS Pedregal: (083) 8864-1483