João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo entrega Unidade de Dessalinização de água que beneficia moradores de Serra Branca

quinta-feira, 5 de maio de 2016 - 09:12 - Fotos:  José Marques/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho inaugurou, nessa quarta-feira (4), através do Programa Água Doce, a Unidade de Dessalinização de água, localizada no Sítio Ligeiro, em Serra Branca. A unidade vai beneficiar cerca de 60 famílias, promovendo a retirada do excesso de sal e minerais da água para torná-la potável e adequada ao consumo dos moradores da região. O investimento na unidade do Sítio Ligeiro foi de mais de R$ 108 mil.

Durante a entrega do equipamento, o governador destacou os benefícios que as Unidades de Dessalinização de água trazem para as comunidades. “A água é um bem precioso demais. E estes dessalinizadores têm a capacidade de transformar esse líquido salgado em água potável. É importante lembrar que o Programa Água Doce é uma parceria do Governo Federal com o Estadual e através dele estamos melhorando o dia a dia dos moradores de várias comunidades pela Paraíba”, observou Ricardo.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, o Programa Água Doce se tornou viável por meio do apoio do Ministério do Meio Ambiente. “O Governo do Estado e o Ministério do Meio Ambiente implantaram um sistema que torna a água potável e com excelente qualidade. Isso vem trazendo significativos avanços à vida dos moradores das comunidades beneficiadas. Na Paraíba estamos implantando 93 dessalinizadores de água”, disse.

“Este Governo vem fazendo toda a diferença na vida dos paraibanos. Ricardo olha por todas as cidades, a exemplo de Serra Branca. Essa Unidade de Dessalinização vai facilitar as tarefas diárias da comunidade do Sítio Ligeiro. A água potável traz saúde e dignidade para o povo”, enfatizou o prefeito de Serra Branca, Eduardo Torreão.

Segundo o coordenador estadual do Programa Água Doce, Robi Tabolka, o dessalinizador garante a qualidade da água para os locais onde é implantado. “Através dos sistemas de dessalinização, o sal é retirado e a água tratada com cloro, somente depois o morador recebe o líquido potável e pronto pra consumo”, concluiu.

“Moro aqui há quase 20 anos e antes era muito ruim, porque a gente dependia da água do barreiro. Tinha que coar e deixar um tempo parada, para depois a água ficar com um gosto melhor. De qualquer forma, ainda não era saudável, agora recebemos essa água com qualidade, isso é maravilhoso”, comemorou a dona de casa Jakeline Sousa Silva.