João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo entrega Unidade de Atendimento Integral a Idosos do Centro Promocional do Ancião de Santa Rita

quarta-feira, 1 de abril de 2015 - 16:34 - Fotos: 

O governador Ricardo Coutinho entregou, na manhã desta segunda-feira (1º), no bairro Alto das Populares, em Santa Rita, a Unidade de Atendimento Integral do Centro Promocional do Ancião (CPA), beneficiando 104 idosos. Na ocasião, ela anunciou que vai lançar outro edital para que o Programa Acolher, mesmo com todas as dificuldades financeiras que passa o Estado e o País, continue melhorando as condições de outras instituições de longa permanência para idosos.

O CPA foi uma das 29 Instituições de Longa Permanência para Idosos contempladas pelo Projeto Acolher. O objetivo do projeto é oferecer qualidade de vida aos idosos institucionalizados por meio de melhorias realizadas nas Instituições em todo o Estado.

Durante a entrega da Unidade de Atendimento Integral, o governador Ricardo Coutinho lembrou que, através de edital lançado pelo Estado com esta finalidade, cerca de R$ 2 milhões foram direcionados para o Projeto Acolher em todo o estado e que 39 instituições se cadastraram. Desse total, sete tiveram as obras feitas pelo próprio Estado, e outras 22 receberam os recursos para realizarem melhoramentos. “Nossa proposta é continuar trabalhando para que o dinheiro do povo da Paraíba tenha retorno em todos os setores, melhorando a qualidade de vida da população, principalmente das pessoas que moram nessas instituições”, ressaltou.

Para o governador, a sociedade também precisa fazer sua parte para que essas instituições continuem funcionando bem, porque o momento é de crise e não dá para “jogar nas costas” da Prefeitura ou do Estado a responsabilidade total. “A sociedade pode participar de diversas formas, seja com a doação de alimentos, com uma pequena doação mensal, ou até com uma visita ou um afago, porque muitas dessas pessoas que estão em abrigos não recebem sequer a visita dos familiares. Acho que a sociedade tem que se abrir para esse tipo de ajuda”, enfatizou Ricardo, observando que uma obra para acolher idosos ou crianças é tão importante quanto concluir uma obra como a Vila Olímpica ou uma nova rodovia.

Investimento – Por meio do projeto Acolher, executado pela Secretaria do Desenvolvimento Humano do Estado, o CPA de Santa Rita foi beneficiado com investimento de aproximadamente R$ 200 mil provenientes dos cofres públicos do Estado, que foram utilizados na reforma do prédio e na ala que vai acolher e cuidar dos idosos acamados.

A Unidade de Atendimento Integral de Santa Rita agora conta com mais 10 leitos para os idosos, banheiros, sala de enfermagem e repouso para enfermeiros, além de um terraço. Também foram adquiridos uma máquina autoclave e equipamentos para farmácia do CPA como: refrigerador de 76 litros para armazenar insulinas, bandejas para curativos, armários para armazenar medicamentos, oxigênio digital, tensiômetro de coluna, além de dez camas hospitalares e computador. Na reforma, também foi feita a instalação de piso antiderrapante nos banheiros e colocado corrimão em cano galvanizado e pavimentação do pátio.

O diretor da instituição, Petrônio Beltrão, afirmou que a Aspa – em funcionamento desde a década de 80 – tem atualmente 104 idosos morando e que a  casa conta com cerca de 30 funcionários voluntários. Os idosos são acolhidos pela Aspa de várias formas: através do Ministério Público, por denúncia de maus tratos, outros chegam encaminhados pelas próprias famílias ou são acolhidos por serem moradores de rua.

A solenidade, que aconteceu no Centro Promocional do Ancião (CPA), também conhecido como Associação Promocional do Ancião (Aspa), contou com a participação do prefeito da cidade, Reginaldo Pereira, prefeito de Bayeux, Expedito Pereira, prefeito de Sobrado, George Coelho, dos deputados João Gonçalves e José Paulo, além de diversos vereadores e lideranças políticas da região.