João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo entrega sistema de esgotamento sanitário para atender 2 mil moradores do Jardim Ester

sexta-feira, 12 de agosto de 2016 - 21:00 - Fotos:  Francisco França/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho inaugurou, nesta sexta-feira (12), o sistema de esgotamento sanitário, que vai proporcionar mais qualidade de vida para aproximadamente 2 mil habitantes do Jardim Ester, em Mandacaru. A obra recebeu investimentos de cerca de R$ 5 milhões e faz parte da programação de inaugurações elaborada pelo Governo do Estado em comemoração aos 431 anos da cidade João Pessoa.

Na ocasião, Ricardo cumprimentou a população e enfatizou que o sistema de esgotamento sanitário vai qualificar a vida das pessoas que moram na localidade. “Todo loteamento deveria ter saneamento, que é sinônimo de civilidade. Eu penso que água, energia e saneamento são coisas básicas. Você não pode ter esgoto contaminando o lençol freático e prejudicando o cotidiano do povo. Estamos trabalhando muito para poder ampliar a cobertura do esgotamento sanitário. Em João Pessoa, saímos dos 46% da área coberta pelo esgotamento sanitário para 76% e vamos chegar aos 80% em breve. Esse é um índice alto que mostra que estamos em um bom caminho. Com a obra entregue, hoje toda a área do Alto do Céu aqui em Mandacaru está toda completa do ponto de vista do saneamento básico, uma conquista importante para a população”, ressaltou o governador.

A obra inclui a construção de uma estação elevatória, 1.420m de rede coletora, 856m de emissário, além de cerca de 1.000 ligações domiciliares. “Hoje concluímos mais uma obra de esgotamento sanitário, mais um compromisso cumprido pelo Governo do Estado. Aqui, até pouco tempo, tínhamos água correndo na rua, doenças se proliferando, águas caíam dentro das galerias poluindo os mananciais, agora não se encontra mais nenhuma irregularidade nesta área. Todo esgoto coletado está sendo direcionado a um local adequado de tratamento. Cerca de 2 mil pessoas estão sendo beneficiadas com essa obra que traz melhorias no saneamento de João Pessoa”, disse o presidente da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Marcus Vinícius Neves.

A conselheira tutelar Marlene Sousa lembrou que esta obra era uma demanda antiga da população do Jardim Ester. “Há muitos anos que a gente lutava para que esse esgotamento sanitário fosse feito. Levamos para o Orçamento Democrático e felizmente o governador fez esta ação que traz muitas melhorias para nossa comunidade. É com muita satisfação que vim aqui acompanhar esta solenidade que marca a conclusão desta obra tão essencial para todos nós”, enfatizou.

“Hoje é um dia de alegria onde oficialmente o governador traz saúde pública e qualidade de vida para os moradores do Jardim Ester. Onde eu moro era um mau cheiro terrível devido a água suja que passava no meio da rua. Após a obra isso acabou”, comemorou a merendeira, Rosa Diniz.