Ricardo entrega segunda etapa do Parque Bodocongó em Campina Grande

parque-bodocongó9-foto-Francisco-França.jpg
parque-bodocongó13-foto-Francisco-França.jpg
parque-bodocongó16-foto-Francisco-França.jpg

O governador Ricardo Coutinho entregou, na noite deste sábado (15), em Campina Grande, a segunda etapa do Parque Ecológico Bodocongó, espaço de convergência social, às margens do açude de Bodocongó, que oferece áreas de lazer, cultura e esporte à população. Esta parte da obra recebeu recursos na ordem de R$ 7 milhões, enquanto na primeira etapa, que foi inaugurada no ano passado, foram investidos R$ 28 milhões. A obra completa do Parque Bodocongó totaliza cerca de R$ 35 milhões e proporciona mais qualidade de vida para cerca de 100 mil habitantes dos bairros Bodocongó, Malvinas, Dinamérica, Santa Rosa, Quarenta, Jardim Quarenta e Cruzeiro, em Campina Grande. O deputado federal Veneziano Vital do Rego, os deputados estaduais Estela Bezerra e Adriano Galdino, auxiliares do Governo e outras autoridades estiveram presentes.

A inauguração da segunda etapa do Parque Bodocongó contou com uma feira de serviços voltados à população, com atendimentos na área de saúde, direitos do consumidor e outros; apresentação das bandas marciais das Escolas Anésio Leão e Estadual da Prata; concerto da Orquestra do Prima de Campina Grande; apresentação da banda da Polícia Militar e show com a banda de forró Fulô Mimosa.

O governador Ricardo Coutinho visitou alguns espaços do Parque, acompanhou apresentações culturais e ressaltou que este ambiente de lazer valoriza a região. Ele também lembrou que, antes, Bodocongó era um dos bairros mais violentos de Campina Grande, índice que diminui bastante após a chegada do Parque.

“Esta segunda etapa do Parque Bodocongó tem pier, mais quiosques, quadra e outros equipamentos que oferecem lazer e convergência social para os moradores dessa área. O povo tem direito a uma vida mais saudável, com áreas agradáveis. Antes esta área tinha uma média de cinco homicídios por mês, agora tivemos dois homicídios no ano todo, isso porque melhoramos as escolas, criamos este espaço, trouxemos o Prima, ou seja, estamos tirando a juventude do foco da violência e dando a ela mais perspectivas de futuro”, disse o governador.

Na solenidade, o Governo do Estado e o Instituto Histórico de Campina Grande renderam uma homenagem ao zoólogo Rodolpho Von Ihering, cientista que, na década de 30, chefiou a Comissão Técnica de Piscicultura do Nordeste. O estudo científico desenvolvido pelo cientista nas águas do Açude Bodocongó, revolucionou o modelo e a aplicação da piscicultura para o mundo. Uma placa em homenagem a Rodolpho Von Ihering será posta em um dos ambientes do Parque Bodocongó.

De acordo com a diretora-superintendente de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), Simone Guimarães, a segunda etapa do Parque Bodocongó possui praças, ciclovia, murro de arrimo, calçadas de contorno, quadra de areia, quadra de espiribol, equipamentos urbanísticos, pier, pista de patins, quadra poliesportiva, academia de ginástica ao ar livre, playground, pista de bicicross, estacionamentos e outras áreas. “A obra ficou linda e oferece um ambiente de lazer adequado para crianças, idosos e todos os moradores dessa área”, afirmou.

Os principais serviços executados durante a obra foram: serviços preliminares, demolição, locação/desmatamento e limpeza, movimento de terra, contenção, drenagem pluvial, sistema de abastecimento de água, pavimentação externa, rede elétrica, iluminação pública e subestação, paisagismo, sistema de proteção e combate a incêndio.

“Eu já frequentava a primeira parte do Parque, agora vou vir também para esta outra área. Aqui é um ambiente de lazer muito agradável, sendo um ponto de reunião para estudantes que moram nas proximidades e também é muito bom para praticar esportes”, comentou a estudante de 17 anos, Rayane Pinto.

A dona de casa Cristina dos Santos levou a filha Camila, de 5 anos, para conhecer o Parque Bodocongó, e falou que as duas gostaram muito do local e que pretendem voltar outras vezes. “É uma excelente opção de lazer para as famílias que moram por esta área. A cidade precisava de um ambiente agradável como este, que oferece, gratuitamente, diversão para as crianças e adultos”, disse.