João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo entrega reforma e ampliação da Escola Maria do Carmo Miranda que vai atender mais de 1400 alunos

quarta-feira, 17 de agosto de 2016 - 15:01 - Fotos:  Francisco França

escola maria do carmo miranda foto francisco fança secom pb (1)O governador Ricardo Coutinho inaugurou, nesta quarta-feira (17), a reforma e ampliação da Escola Estadual de Ensino Médio e profissionalizante professora Maria do Carmo de Miranda, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa. A unidade de ensino tem capacidade para atender mais de 1400 estudantes e recebeu um investimento de aproximadamente R$ 1,6 milhão para a execução desta obra que faz parte da programação elaborada pelo Governo do Estado em comemoração ao aniversário de 431 anos da capital paraibana.

Na ocasião, Ricardo foi recepcionado pelos alunos e funcionários, acompanhou apresentações culturais e visitou o stand de robótica montado pelos estudantes. Ele lembrou que a obra na Escola Maria do Carmo de Miranda era uma demanda antiga da população, que reivindicou e levou o pedido para o Orçamento Democrático Estadual, sendo posteriormente atendido.

“Ampliamos, reformamos e construímos um ginásio novo e adequado para os alunos. Essa Escola tem cerca de 30 anos e precisava realmente dessa obra para ter uma boa continuidade. Ela vai ter uma série de instrumentos pedagógicos que diferenciam a escola pública de muitas outras unidades de ensino, inclusive particulares. Eu escutava no passado, que a escola pública ensinava apenas o chamado feijão com arroz, sem nenhum atrativo a mais para os alunos. Hoje essa realidade mudou, implantamos laboratórios, como os de robótica que vem estimulando a criatividade dos estudantes e ampliando os conhecimentos. A Maria do Carmo de Miranda recebeu mais de R$ 1,6 milhão de recursos e vai poder agora atender cerca de 1400 alunos”, comentou o governador.

A escola possui 12 salas de aula, secretaria, diretoria, sala de vídeo, biblioteca, refeitório, cozinha, ginásio, laboratórios (química, biologia, física, matemática e informática), bateria de banheiros masculino/feminino e para portadores de necessidades especiais, entre outras dependências. Foi contemplada com os serviços de revisão da coberta, substituição das esquadrias, piso granilite em todas as salas de aula, substituição das instalações hidrossanitárias, elétricas, troca da rede lógica dos laboratórios, colocação de forro PVC, jardinagem e pintura.

A gerente da 1ª Regional de Ensino, Wleyka Aragão, lembrou que, além do investimento na parte estrutural, o Governo do Estado também investe na parte pedagógica. “A estrutura está muito boa, mas temos também o foco no ensino, com a inclusão de laboratórios de química, biologia, robótica e outros. Isso faz com que o aprendizado dos alunos cresça cada vez mais, para que tenhamos índices de rendimento ainda melhores dentro da educação. É muito gratificante ver o trabalho feito nesta área aqui no Estado, como podemos citar o Gira Mundo que está mandando no final do mês 50 alunos e três professoras para o Canadá. Então, podemos dizer que é evidente a evolução da educação nos últimos anos”, concluiu.

Para a diretora Rosélia do Egito Seixas, a Escola Maria do Carmo de Miranda está melhor que muitas escolas particulares da Paraíba. “Tudo que o aluno precisa tem aqui, oferecemos robótica, informática, laboratórios de química, biologia, além de um ginásio lindo e bem estruturado. Só tenho a agradecer ao governador por essas obras feitas nesta unidade de ensino, isso vai beneficiar muitos estudantes que vem de Jaguaribe, Centro, Alto do Mateus e até de cidades vizinhas, como Bayeux”, ressaltou.

O aluno Caio da Silva Cunha ficou em terceiro lugar no Campeonato Juvenil de Robótica realizado no Estado e falou sobre a satisfação em ver a escola reformada e ampliada, com opções de laboratórios. “Competimos com escolas públicas, particulares e federais e ficamos em terceiro lugar no campeonato Juvenil de Robótica que aconteceu aqui em João Pessoa e vamos para o Rio de Janeiro participar de uma disputa nacional com estudantes de todo o país, o que já é uma vitória para nós. Também fomos para a China, graças ao projeto que Ricardo Coutinho fez de implantação da robótica no ensino público”, comemorou.

“Antes, a estrutura da escola estava completamente comprometida, com espaços velhos. Também não tínhamos um refeitório adequado e nem ginásio. Agora temos este ginásio que ficou muito bonito, além de laboratórios e salas de aulas confortáveis”, disse a aluna do 3º ano Esther Rasera.

Já o estudante Lucas Lima falou que a reforma representa uma conquista para os alunos que reivindicaram as melhorias. “Quando eu comecei a estudar aqui, a escola estava deteriorada, com condições inadequadas, por isso fizemos manifestações e conseguimos este benefício. A obra é uma evolução para o ensino e vai enriquecer o aprendizado, além de termos um ginásio para prática esportiva. Todos estão muito agradecidos ao Governo do Estado”, enfatizou o aluno.