João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo entrega reforma de CSU de Sousa e beneficia comunidades carentes

domingo, 23 de março de 2014 - 12:20 - Fotos:  Roberto Guedes/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho entregou neste sábado (22),  na cidade de Sousa, Sertão paraibano, as obras de reforma do Centro Social Urbano Terezinha de Oliveira Gadelha. Nas obras foram investidos recursos na ordem de R$ 211 mil, por meio do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).

Ricardo Coutinho ressaltou a importância dos Centros Sociais Urbanos na qualidade de espaços para capacitação e socialização das pessoas. “Esse espaço vai gerar oportunidade, capacidade, esperança e coesão social. Esse é o objetivo do Governo do Estado, qualificar, proporcionar educação, capacitação, para que possamos diminuir as diferenças sociais e assim possamos construir um mundo melhor, com menos violência, mais compaixão e melhor qualidade de vida”, afirmou o governador.

O equipamento recebeu novo telhado e novo forro, os banheiros também foram recuperados, além da pintura total do prédio localizado no bairro José Lins do Rego. O CSU de Sousa vai poder atender 500 usuários por dia com cursos, treinamentos e projetos na área de cultura.

De acordo com o gestor do CSU de Sousa, Joilson Alves Batista, agora a comunidade ganha um espaço maior, novo e que vai proporcionar mais conforto e qualificação para a comunidade. “O CSU volta com as atividades normais assistindo inicialmente a população com a oferta de cursos na área de corte e costura, beleza e  culinária”, explicou o diretor.

A secretária executiva de Estado do Desenvolvimento Humano, Ana Paula Almeida, destacou que a reforma do CSU reintegra aquele espaço público à comunidade, já que estava em condições precárias. “Estamos agora reorganizando as contratações de psicólogos, de assistentes sociais para poder oferecer cursos de qualificação profissional visando à geração de emprego e renda, incluindo parcerias com artesãos e agentes comunitários de saúde para envolver os grupos do bairro com inclusão produtiva e assistência social”, explicou.

Participaram da solenidade a primeira dama do Estado, Pâmela Bório, os secretários João Azevedo (Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia), Thompson Mariz (Planejamento e Gestão), Agamenon Vieira (Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca), deputado Lindolfo Pires, ex-prefeito de Sousa, João Estrela, Hélio Cunha Lima (diretor de Obras do DER), Deusdete Queiroga (presidente da Cagepa), dentre outras autoridades e lideranças locais.