João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo entrega prêmios para 2.937 professores e 20 mil servidores

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014 - 16:36 - Fotos:  José Marques / Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho entregou, nesta quarta-feira (17), em solenidade no Palácio da Redenção, os Prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor edição 2014 para 2.937 professores, 20.198 servidores e 293 escolas selecionadas, contemplados com o 14° salário.  Mais 1.742 professores receberão também o 15º salário por terem sido selecionados e também integrarem escolas que atingiram as metas estabelecidas pelos programas.

Os prêmios desta edição representam investimentos de mais de R$ 27 milhões e começam a ser pagos nesta quinta-feira (18). Durante a solenidade, o governador Ricardo Coutinho e a secretária de Educação, Márcia Lucena, fizeram a entrega simbólica dos prêmio Escola de Valor à diretora da escola estadual Epitácio Pessoa, em Tambiá, Maria Betânia Lins Freitas, e às professoras Tárcia Chaves, Maria de Lurdes, Maria Tereza da Costa e Deusimar Campos.

O governador Ricardo Coutinho afirmou que nos últimos quatro anos a rede estadual aumentou o grau de comprometimento de professores e funcionários com a qualidade do ensino oferecido aos alunos. “Os desafios na educação do Brasil e da Paraíba são muitos com a necessidade de recursos definidos, de valorização do magistério e, principalmente, comprogramas que sejam em função do aluno, que precisa de um ensino de qualidade e projetos inovadores que complementem seu aprendizado”, observou. 

Ricardo destacou o crescimento dos prêmios, que no início contaram com apenas 115 professores premiados, mas foram ganhando credibilidade e premiaram 774 professores em 2012, 1.481 em 2013, e chegaram a 1.742 em 2014. “Para se ter ideia, nestes quatro anos estamos pagando a professores e funcionários R$ 77,4 milhões em premiação aos que apresentaram projetos pedagógicos e a todos os funcionários das escolas que atingiram as metas do programa Escola de Valor”, comentou. 

A secretária de Educação, Márcia Lucena, destacou que a importância dos prêmios vai muito além do pagamento do 14º e 15° salários aos professores e funcionários, por consolidar uma lógica de gestão que valoriza o mérito e o trabalho dos que ensinam e educam. “Esses prêmios estão associados a outros programas que representam estímulos a melhoria de práticas, dão visibilidade aos professores e integram todos numa nova dinâmica positiva de ensinar e aprender. Com isso todos saem ganhando, principalmente os alunos que querem realmente fazer a diferença”, explicou Márcia Lucena.

O professor Deusimar Campos, da Escola João Leite Neto, em Nova Olinda, disse que o prêmio é um desafio e um estímulo aos professores desenvolverem práticas inovadoras, adiantando que este é o segundo ano que é selecionado. “Sou professor de matemática e aprendi que a melhor forma de ensinar cálculo de forma acessível aos alunos é dentro do laboratório e não no quadro. Por isso criamos o programa Ensinando e Aprendendo no Laboratório da Matemática com um método com jogos e experiências práticas que facilitam o aprendizado junto com reforço dos monitores”, contou.

A diretora da escola estadual Epitácio Pessoa, em João Pessoa, Maria Betânia Lins, informou que pela 3ª vez consecutiva a escola é premiada no Escola de Valor. “O prêmio veio para estimular e incentivar os projetos que envolvam alunos, professores e gestores escolares e o resultado é uma escola cada vez mais viva. Esse é um programa inovador que beneficia o professor com um ou até dois salários a mais, que valoriza o papel do professor e do aluno que se depara com boas práticas que facilitam o aprendizado”, concluiu a diretora.  

Confira a lista dos premiados:

http://www.paraiba.pb.gov.br/educacao/professores-aprovados-com-o-premio-mestres-da-educacao