João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo anuncia restauração de rodovia entre Bayeux e Sapé

quinta-feira, 11 de julho de 2013 - 18:57 - Fotos: 

O governador Ricardo Coutinho anunciou, na manhã desta quinta-feira (11), a restauração da PB-004 no trecho entre os municípios de Bayeux, Cruz do Espírito Santo a Sapé. O anúncio da obra foi feito durante a inauguração da Ponte da Batalha, que foi recuperada e ampliada pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER), após ter sido destruída em julho de 2011 na cheia do rio Paraíba.

O Governo do Estado investiu R$ 3,2 milhões para ampliar a ponte e realizar os desvios necessários para o tráfego dos veículos durante a construção da obra. A nova ponte foi ampliada de 90 m para 160 m de cumprimento e 8 m de largura. Já a recuperação dos 40 km de Bayeux a Sapé custará R$ 3,8 milhões e beneficiará mais de 186 mil habitantes.

A solenidade de inauguração aconteceu na praça central de Cruz do Espírito Santo com a presença do prefeito do município, Pedrito Gomes, pelo prefeito de Bayeux, Expedito Pereira, pelo prefeito de Sobrado, George Coelho, pelo superientendente do DER, Carlos Pereira, e pelo deputado estadual João Gonçalves e da população que veio agradecer a obra do governo do Estado.

O governador Ricardo Coutinho afirmou que com a restauração dos 40 km da rodovia PB-004 a região terá todo um anel viário revitalizado do binário de Bayeux, passando por Santa Rita, Cruz do Espírito Santo até Guarabira, cujos serviços já haviam sido realizados. “Isso significará um grande reforço para a mobilidade das pessoas e para ligar o litoral ao Brejo paraibano”, completou.

Ele destacou que a ponte da Batalha é uma obra importantíssima por retirar do isolamento o município de Cruz do Espírito Santo, já que sem a ponte a população tinha que pegar um trajeto mais longo por Sobrado e Café do Vento para chegar a Santa Rita e João Pessoa. Ele lembrou que em 1982, quando a chuva levou parte da ponte, ao invés de recompor a ponte foi feito um aterro que ao longo dos anos acabou desabando. “Hoje estamos recompondo não só o aterro, mas uma ponte mais extensa e segura para enfrentar possíveis cheias”, observou.

O diretor presidente do DER, Carlos Pereira, afirmou que hoje é um dia feliz “porque depois de dois anos a cena que vi de uma mãe com um bebê atravessando o rio em uma canoa após a enchente de 2011 jamais vai acontecer aqui. Agora adotamos a solução definitiva com uma ponte de 160 metros e com estrutura para resistir a água do rio Paraíba”.

O prefeito de Cruz do Espírito Santo, Pedrito Gomes, destacou que hoje o Governo do Estado elimina um problema muito grande, tendo em vista que a ponte que havia desabado serve como ligação entre a cidade de Santa Rita e a capital do Estado. Ele ressaltou que toda a população recebe com alegria a informação do governador de que irá recuperar a PB-004 até o município de Bayeux, que está em péssimas condições.

Pedrito ressaltou que o governador Ricardo Coutinho não mede esforços para firmar parcerias como a do transporte escolar, do Empreender, do Cooperar e do Pacto Social que é uma das maiores ações tocadas pelo Governo do Estado em parceria com os municípios.

O vendedor de frutas José Dantas, de Cruz do Espírito Santo, disse que a construção da ponte da Batalha representa uma vitória para toda a população e principalmente para os comerciantes que precisam constantemente ir a Santa Rita e até a Capital do Estado. “Sem a ponte tínhamos que ir à Capital por Sapé, o que representava mais gastos com passagens e tempo. Essa é a principal obra e junto com a recuperação da estrada facilitará muito a vida da população de toda uma região”, comemorou.