Fale Conosco

20 de setembro de 2013

Ricardo entrega perfuratrizes e assina ordens de serviço



O governador Ricardo Coutinho entrega, nesta sexta-feira (20), em Campina Grande, dois conjuntos de máquinas perfuratrizes e acessórios dentro do Programa de Convivência com a Seca. São equipamentos de última geração que representam um investimento de R$ 5,2 milhões, recursos oriundos de parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba – CDRM, Marcelo Falcão, ressaltou que as novas máquinas vão intensificar a perfuração e instalação de poços nas regiões que enfrentam a escassez de chuvas no Estado. “Para se ter uma ideia, a CDRM trabalhava apenas com duas perfuratrizes e agora a nossa capacidade será ampliada com máquinas de última tecnologia”, afirmou.

Segundo ele, as novas máquinas têm capacidade para perfurar poços de até 250 metros de profundidade, enquanto as existentes na CDRM perfuravam até 150 metros. Marcelo Falcão revelou que, até o final do ano, a Companhia receberá mais uma perfuratriz, esta com capacidade para perfurar poços de até 500 metros de profundidade.

O maquinário entregue hoje à CDRM pelo governador Ricardo Coutinho é composto por seis caminhões, duas perfuratrizes capazes de atingir até 250 metros de profundidade, dois compressores de ar portáteis, dois muncks (caminhão para transporte e movimentação de máquinas e peças pesadas), dois contêineres para alojamento, dois tanques “pipa” e ferramental (conjunto de ferramentas).

Seleção e capacitação – Como se trata de maquinário com novas tecnologias, os servidores da CDRM farão um curso de capacitação, entre os dias 7 e 12 de outubro, que será ministrado pela Prominas, empresa fabricante dos equipamentos.

O presidente da CDRM adiantou que em dezembro será realizado um Processo Seletivo Simplificado – PSS para contratação de 20 novos profissionais, entre auxiliares de serviço de campo, montadores e engenheiros mecânicos. Eles vão formar três equipes de perfuração, três de montagem e duas de teste de vazão. Assim, a Companhia terá condições de perfurar até 150 poços tubulares a cada mês e de instalar 50.

Nesses 1.000 dias de governo, a CDRM já perfurou 440 poços, com recursos próprios e em parceria com o Projeto Cooperar. Somente este ano, foram perfurados 215 poços, sendo que 19 estão em processo de instalação. Neste mês estão sendo perfurados poços nos municípios de Assunção, Guarabira, Baraúna, Santo André, Soledade, Brejo dos Santos, Bonsucesso, Santa Luzia, Casserengue e São Domingos do Cariri.

Ordem de Serviço – Ainda em Campina Grande, às 16h, o governador Ricardo Coutinho assina ordem de serviço para construção do Instituto de Polícia Científica e do Centro de Treinamento e Formação de Professores da Educação. A solenidade acontecerá no Caic das Malvinas.