João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo entrega obras de reforma e ampliação da Escola Presidente Médici

sábado, 9 de novembro de 2013 - 13:22 - Fotos:  Francisco França/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho inaugurou, no final da tarde desta sexta-feira (8), a reforma e ampliação da Escola Estadual e Centro de Educação Profissional Presidente Médici, localizada no bairro do Castelo Branco, em João Pessoa. Nas obras foram investidos R$ 476,8 mil. Os investimentos do Governo do Estado na área da Educação já somam mais de R$ 160 milhões, incluindo a construção de dez novas escolas e reforma e ampliação de mais de 200 unidades.

“Há nesta escola, por parte dos professores e gestores, uma percepção do esforço enorme do Governo do Estado em mudar a lógica da educação pública, em oferecer aos filhos do povo uma nova educação”, destacou Ricardo, em seu pronunciamento, oportunidade em que parabenizou a direção, professores e alunos pela referência que é Escola Presidente Médici, que acaba de ganhar um prêmio nacional em Física, promovido pela Universidade de São Paulo (USP), além de diversos prêmios nacionais em Física e Química já conquistados.

Ricardo Coutinho visitou laboratórios e salas de aulas da escola, conheceu diversas pesquisas realizadas por alunos, além de assistir a apresentação cultural e entregar medalhas a equipes esportivas. A solenidade teve como equipe do cerimonial os alunos e alunas do Curso de Eventos ministrado na escola, inclusive o mestre de Cerimônia, o adolescente Higor Guedes, de apenas 16 anos de idade.

A secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, destacou que o principal compromisso de quem faz educação é manter a escola viva e dinâmica, produzindo conhecimento. Já o diretor da Escola Presidente Médici, professor Ferreira, declarou que toda a comunidade está feliz pela nova escola e adiantou que a meta agora é transformá-la em um Centro de Pesquisa Científica tendo em vista o talento de seus professores e alunos. E comemorou: “90% de nossos alunos estão saindo daqui com emprego no mercado de trabalho”.

O aluno John Anderson representou todos os 650 alunos no agradecimento ao governador pelas melhorias realizadas na escola: “Esse dia é especial. Agradecemos pelo seu compromisso com a educação, pelos cursos técnicos de nossa escola”.

Trade turístico – O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PB), Inácio Júnior, afirmou que o mercado está de portas abertas aos jovens formandos da Escola Presidente Médici. “O mercado tem uma grande necessidade de uma mão de obra bem formada e esta escola é uma referência. Nos hotéis eles já têm estágio e emprego garantidos. No meu hotel tenho funcionários que se formaram aqui”, declarou.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PB), Marcos Mozzini, disse que a escola está cumprindo importante papel preparando jovens profissionais para o mercado de trabalho.

A escola - A Escola Estadual e Centro de Educação Profissional Presidente Médici oferece o ensino médio integrado à educação profissional e conta com 650 alunos matriculados. Foram reformados os cinco laboratórios que a escola já possuía (de Física, Química, Matemática, Biologia e Hotelaria) e construídos mais dois laboratórios, para aulas de Camareira e Cozinha Pedagógica. As salas de aula da escola também foram reformadas assim como toda a sua infraestrutura.

A escola oferece também os cursos de Suporte e Manutenção em Informática, Hospedagem e Hotelaria, Turismo, Eventos e Serviço de Bar e Restaurante. Os cursos têm duração de três anos. A escola conta ainda com 90 alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), que assistem às aulas das 18h30 às 22h30.