João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo entrega motos aquáticas na abertura da Operação Verão

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012 - 12:53 - Fotos:  José Marques/ Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho abriu, na manhã desta quinta-feira (6), em solenidade no Busto de Tamandaré, a Operação Verão do Corpo de Bombeiros. Na ocasião, ele realizou a entrega de seis motos aquáticas (jet ski) que vão auxiliar o trabalho de fiscalização e salvamento no litoral do Estado. Esta é a primeira vez que a corporação vai utilizar jet skis para reforçar o patrulhamento aquático na operação intitulada “Curta o Verão com Segurança”, que segue até o mês de março.

Durante a solenidade, o governador, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro, e demais autoridades entregaram medalhas aos quatro militares bombeiros que venceram o XII Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático e IX Sul Americano de Salvamento Aquático, em Santa Catarina. A Operação Verão vai contar com o trabalho diário de 190 homens do Corpo de Bombeiros que vão fiscalizar todo o litoral paraibano e pontos de convergência de veículos marítimos.

Reestruturação – Ricardo Coutinho destacou o trabalho de reestruturação do Corpo de Bombeiros e que, somente de agosto a novembro, foram investidos R$ 3,1 milhões em viaturas de resgates, ônibus, vans, motos aquáticas, equipamentos de salvamento e proteção individual. “Estamos investindo muito no Corpo de Bombeiros e equipando a corporação para o trabalho de salvamento seja no mar, no trânsito e em caso de incêndios. Além de auxiliar a Marinha no trabalho de preservação dos corais de Picãozinho e ao redor de Areia Vermelha. Estamos avançando na qualificação do Corpo de Bombeiros”, observou Ricardo.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro, destacou a importância da parceria com a Marinha, por meio da Capitania dos Portos, para garantir a segurança no litoral e nos rios. “Seria um desperdício ter a Marinha e o Corpo de Bombeiros trabalhando isoladamente quando é melhor somar esforços no trabalho de fiscalização e de salvamento”.

O coronel Jair Carneiro afirmou que a operação será intensificada nas praias com maior presença de banhistas neste período de alta estação. Ele alertou que os condutores de embarcações e banhistas devem redobrar a atenção, principalmente com filhos, para evitar acidentes e afogamentos. “A missão do Corpo de Bombeiros é garantir a segurança tanto dos turistas quanto da população que utiliza as praias e os rios. A corporação está preparada para isso”, completou o coronel.

Para o comandante da Capitania dos Portos da Paraíba, Vitor Buarque, essa parceria com o Corpo de Bombeiros é muito importante no trabalho de busca e salvamento no mar, que também é uma das funções da Marinha. “Há uma interação muito grande entre as duas instituições que garante um serviço de qualidade para a população”, destacou o capitão Buarque.

Plataforma – O governador Ricardo Coutinho anunciou que o Estado vai adquirir, em breve, uma plataforma de escadas de 55 metros para o combate a incêndios em grandes prédios.  Ele adiantou que a compra do equipamento já está em processo de licitação. “O crescimento vertical em João Pessoa e em Campina Grande tem sido muito grande e o Corpo de Bombeiros precisa estar preparado para esse tipo de operação”.