Fale Conosco

26 de fevereiro de 2014

Ricardo entrega mais de R$ 500 mil em créditos para comerciantes prejudicados em incêndio



O governador Ricardo Coutinho entrega, nesta quinta-feira (27), mais de meio milhão de reais em créditos para atender 50 comerciantes vítimas do incêndio ocorrido no dia 9 de fevereiro, no Shopping Centro Edson Diniz, em Campina Grande. A liberação dos cheques acontecerá às 16h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep).

O secretário executivo do Empreender Paraíba, Tárcio Handel Pessoa, disse que estes 50 comerciantes mais prejudicados no incêndio do Shopping Centro, em Campina Grande, estão recebendo todo aporte necessário para reiniciar as suas atividades. “Gestores do Empreender PB estiveram no local, viram a situação, conversaram com os comerciantes, e agora, de forma emergencial, serão disponibilizados esses recursos do Empreender PB para ajudá-los a recomeçar. Não é a primeira vez que o Governo do Estado, por meio do Empreender PB, realiza uma ação como essa em Campina Grande. Estamos atentos a necessidade do empreendedor paraibano”, declarou o gestor. No total serão liberados R$ 511.400,00.

Beneficiados – Lindaci Sabino Gangorra negocia no Box 59, no piso intermediário do Shopping, há 11 anos. Ela teve perda total das mercadorias e com esse crédito só tem um desejo: recomeçar. “É lamentável essa situação, mas com esse crédito vamos sair dessa. Preciso comprar tudo de novo, reformar o box que ficou completamente destruído e seguir em frente”, disse.

A comerciante Maria do Socorro dos Santos vende confecções há 12 anos, e diante da perda parcial no local pretende investir primeiro na reforma do box, em seguida na compra dos artigos e expositores, também destruídos no incêndio. Já Rivanildo de Oliveira Torres, que há 26 anos trabalha com venda de relógios, óculos e acessórios teve perda parcial do box 46, no piso Praça da Bandeira. Com o crédito quer investir na compra da mercadoria e também separar recursos para capital de giro.

Incêndio – De acordo com os bombeiros que estiveram no local no momento da tragédia, os danos materiais foram causados a cerca de 10 lojas, sendo que quatro boxes ficaram totalmente destruídos. O shopping tem quatro pavimentos, com subsolo, térreo e mais dois andares, mas os outros pavimentos não foram atingidos pelo incêndio, apesar da fumaça ter se espalhado desde o shopping até a rua e os prédios vizinhos.

Danos – Segundo a gestora operacional do Empreender PB, Thereza Coutinho, que esteve no local para avaliar os prejuízos e prestar atendimento aos comerciantes, praticamente todos foram prejudicados pelo incêndio. “Quem não teve seu box invadido pelas chamas foi atingido de alguma forma. As confecções foram afetadas pelo cheiro da fumaça e os materiais eletrônicos danificados pela água. Infelizmente os prejuízos são grandes e atingiu a todos”, afirmou a gestora. Nesta liberação todos os 50 comerciantes beneficiados são atendidos pela linha de crédito individual.

O Empreender PB dispõe de cinco linhas de crédito: Individual, Coletivo, Artesanato, GNV – Gás natural e Empreender Mulher, esta última em parceria com a Secretaria da Mulher e Diversidade Humana. Cada uma possui sua especificidade e todas elas possibilitam a aquisição do investimento para qualquer área de negócio produtivo no Estado.

O empreendedor deve ser maior de 18 anos e morar na Paraíba há pelo menos seis meses. O contato com o Empreender PB pode ser feito pelo telefone 83.3218-4428 e/ou redes sociais: Facebook – (facebook.com/empreenderpb) e Twitter – (@EmpreenderPB).