João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo entrega galpão para Associação de Pescadores e Aquicultores do Vale do Mamanguape

sábado, 18 de abril de 2015 - 10:24 - Fotos:  Secom-PB/ Roberto Guedes

O governador Ricardo Coutinho entregou, nessa sexta-feira (17), um galpão de 450 metros quadrados para a Associação dos Pescadores e Aquicultores do Vale do Mamanguape (Apavam). O imóvel será utilizado como sede da Apavam e vai abrigar as atividades da Associação, que tem como foco principal o beneficiamento e produção de pescado. A cessão possibilitará que a Apavam aumente a produção mensal de três toneladas para 20 toneladas até o fim do ano.

Além do galpão, situado às margens da BR-101, foram cedidos 20 expositores (barracas) para serem utilizados na Feira Aquiagroecológica, que é considerada a vitrine de venda dos produtos da Apavam e de produtores rurais da região. Com a cessão do galpão e dos expositores, a Apavam ganha um importante entreposto de distribuição de pescado, viabilizando o projeto de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Pescado da Baía da Traição, do Governo Federal.

O governador destacou o potencial da aquicultura da Paraíba e frisou que as ações realizadas pelo poder público são importantes para garantir o aumento da produção e geração de renda. “Nós temos um potencial muito grande. A ideia é que o governo incentive, como já estamos incentivando há algum tempo, para que o pescado possa crescer e seja uma fonte de renda para muitas famílias”, afirmou Ricardo. Ele citou ainda outras ações de apoio à piscicultura na Paraíba. “Temos o exemplo de Bananeiras, que hoje é o maior produtor de tilápia da Paraíba, após o apoio do Cooperar e Empreender”, frisou.

A presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Tatiana Domiciano, destacou que a cessão do galpão vai potencializar uma importante atividade econômica da região do Vale do Mamanguape. “A Cinep está procurando recuperar imóveis ociosos e destiná-los para atividades que promovam o desenvolvimento em diversas regiões. A Apavam é exemplo disto e esta ação vai possibilitar o aumento da produção de pescado em Mamanguape”, ressaltou.

Aumento da produção – O presidente da Apavam, Newton Tavares, afirmou que o galpão vai viabilizar o aumento de pescado da produção da Associação que hoje conta com 31 associados em Mamanguape, Baía da Traição e Rio Tinto. Além disso, o espaço será utilizado para promover a capacitação de jovens que moram na região.

“O galpão vai possibilitar a criação do centro de processamento do pescado e de um centro de educação onde vamos poder trazer os filhos dos pescadores, aquicultores e produtores rurais para que eles recebam capacitação e voltem ao mercado de trabalho. Com essa iniciativa, o Governo tem aberto as portas para inserir jovens no mercado de trabalho e ainda possibilitar o crescimento da nossa cadeia produtiva”, afirmou Newton Tavares.

Com o novo galpão, o aquicultor Edson da Silva prevê que as vendas sejam ainda maiores. “Antes, a gente não tinha lugar para armazenar e beneficiar os peixes. Mas agora temos uma estrutura melhor e isso vai provocar o aumento das vendas”, comemorou.

Durante a solenidade foi realizada a entrega dos certificados dos cursos de pesca marítima artesanal, biojoias e cooperativismo, ministrados pelo Pronatec em parceria com a Apavam.Também participaram do evento a vice-governadora Lígia Feliciano; o secretário de Governo, Efraim Morais; o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rômulo Montenegro; o superintendente federal da Pesca e Aquicultura do Estado, Jerônimo Júnior; além de deputados e vereadores.