João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo entrega equipamento de raio-x digital em Cajazeiras e inaugura escola em Bom Jesus

sábado, 19 de março de 2016 - 16:06 - Fotos:  José Marques/ Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho entregou, neste sábado (19), um equipamento de raio-x digital para o Hospital Regional de Cajazeiras e inaugurou a nova estrutura da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Joaquim Umbelino, na cidade de Bom Jesus.

Ricardo visitou as dependências do Hospital de Cajazeiras e em seguida entregou o aparelho que vai atender a demanda de mais de 2 mil pessoas por mês. O equipamento realiza exames de abdômen, crânio/face, coluna, tórax e extremidades. “Esse aparelho de raio-x é de última geração, teve um investimento de cerca de R$ 700 mil para trazer melhorias para o atendimento da população de Cajazeiras e região. Estamos investindo na área de saúde em todos os locais da Paraíba”, afirmou o governador Ricardo Coutinho.

“Este é o primeiro raio-x digital deste Hospital, um aparelho moderno com imagem quase comparada a da tomografia. Além disso, a imagem vai sair em CD, tendo um custo menor e proporcionando mais agilidade ao atendimento. A qualidade desse equipamento é muito superior a do raio-x convencional”, disse a diretora do Hospital Regional de Cajazeiras, Edjane Leite.

De acordo com o coordenador de Imagens do hospital, Renan Cartaxo, trata-se de um equipamento de ponta. “Ao realizar o exame, o aparelho já processa a imagem e ela pode ser aperfeiçoada através de programas de melhoramento da imagem, podendo ser realizados medidas, alteração de brilho e contraste, ampliação e outras ações. Isso faz com que a imagem se torne a melhor possível para o diagnóstico clínico”, concluiu.

Escola - Logo após visitar o Hospital Regional de Cajazeiras, o governador foi inaugurar a reforma da Escola Estadual Professor Joaquim Umbelino, em Bom Jesus. A unidade de ensino tem capacidade para atender 600 estudantes e recebeu um investimento de R$ 768.774,04 para reforma e ampliação das dependências.

Na solenidade, Ricardo reforçou que os investimentos na área da educação são prioridade do Governo. “Os avanços na educação buscam igualar a situação social dos cidadãos. Quero que o filho de um agricultor tenha as mesmas oportunidades que o filho de um grande empresário. Estamos fazendo reformas estruturantes que visam dar uma melhor qualidade de ensino para os estudantes da rede estadual. Estou muito feliz em vir até a cidade de Bom Jesus em um sábado e encontrar tantos alunos. Cuidem bem desse colégio que foi preparado para formar grandes cidadãos”, concluiu.

A escola possui laboratório de informática, biblioteca, seis salas de aulas, sala de professores, cozinha, cantina, cinco banheiros (mais um com acessibilidade), refeitório e um ginásio poliesportivo com arquibancada. “É uma escola que proporciona ensino de qualidade, que prepara os alunos para os desafios da vida. Com toda essa estrutura os professores podem estimular os estudantes e se dedicarem a melhorar os índices educacionais”, comentou o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade.

A estudante, kaline Saraiva de 16 anos, agradeceu em nome dos estudantes do local. “Agradeço muito ao governador Ricardo Coutinho por essa obra que vem beneficiar todos nós que estudamos aqui. Essa obra serve de estímulo para o ensino, aprendizagem e para a prática de esportes”, comemorou.