João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo entrega CSU e assina convênio com ONG para realização de oficinas culturais

sexta-feira, 14 de junho de 2013 - 21:08 - Fotos:  Roberto Guedes/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho inaugurou, na tarde desta sexta-feira (14), as obras de reforma do Centro Social Urbano (CSU) Leocádio Ribeiro Coutinho, no Alto das Populares, em Santa Rita; e assinou convênio com a ONG Pro Dia Nascer Feliz e o Instituto Alpargatas para realização de oficinas de dança, percussão, capoeira, violão e coral.

 Os moradores do Alto das Populares participaram da solenidade de inauguração da reforma do CSU que se encontrava abandonado com a estrutura danificada e tomado pelo mato. O evento foi animado pela apresentação de um trio de forró e quadrilha junina formada pelos membros do grupo da 3ª idade da ONG Pro Dia Nascer Feliz e do grupo musical jovem do  Instituto Alpargatas.

Ricardo Coutinho e a secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Cida Ramos, entregaram troféus aos atletas Jonatan Santos, da equipe do CSU do Alto das Populares, e para Suelinton Maicon, da equipe do CSU do bairro das Indústrias, vencedores do torneio alusivo à reforma do centro social.

O investimento na reforma do CSU de Santa Rita foi de R$ 150 mil para a construção de novas salas, pintura, reforma da parte elétrica, novos banheiros e caixa d’água. De acordo com a diretora do CSU, Luiza Flores, o centro atende mais de 2 mil pessoas, dentro do programa Pão e Leite, dos grupos de idosos, das escolinhas de futebol, taekwondo, capoeira e das oficinas culturais oferecidas pela ONG Pro Dia Nascer Feliz. Em parceria com o Sesc e Senai, a unidade também oferece cursos de costura industrial, eletricista, garçom e merendeira para promover a formação profissional da população.

O governador Ricardo Coutinho considera os Centros Sociais Urbanos como “oásis de convergência social” em que as pessoas podem ter cultura, lazer e formação profissional, ações que avalia como necessárias, principalmente diante de um contexto social delicado na Paraíba, no Brasil e no Mundo. “É preciso redescobrir espaços de convivência social como estes. Os CSUs de Santa Rita e de vários outros em todo o Estado ou foram ou estarão sendo reformados para atender a demanda das crianças, juventude e dos idosos”, comentou.

Ricardo ressaltou que quando uma criança ou um adolescente está participando de uma atividade esportiva ou aprendendo a tocar um instrumento musical deixa de estar na rua, sendo atraído para um caminho do mal ou da criminalidade. “Atividades como estas fazem muito bem à coletividade”, ressaltou.

O diretor de Cultura da ONG Pro Dia Nascer Feliz, Adriano Araújo, destacou que o apoio do Governo do Estado chegou na hora certa para fomentar o trabalho do CSU e da ONG, que estão localizados numa área com risco social. Ele destacou que a ONG possui 7 anos e já atendeu mais de 5 mil jovens e com a revitalização do CSU será possível contribuir ainda mais para a diminuição do trabalho infantil, da criminalidade e da presença da criança e adolescente na escola. “Ao revitalizar o CSU, o Governo do Estado atende a um clamor da população do Alto das Populares”.

Descobrindo talentos- O estudante Emanuel Felipe, 12 anos, aluno dos cursos de violão e de teatro, disse que a ONG Pro Dia Nascer Feliz e o CSU mudaram a sua vida por possibilitar o encontro com a arte do teatro. “Eu vendia macaxeira nas ruas do bairro até que comecei a participar das oficinas culturais no horário em que não estava na escola. Já fiz alguns comerciais para o Governo do Estado e estou tentando ingressar profissionalmente na carreira de ator. Assim como a minha vida melhorou, tenho certeza que, com a reforma do CSU, muitas outras crianças poderão também mudar as suas vidas”, contou.

 

A aluna do curso de violão, Joana Kaline, gostou da reforma do centro que, segundo ela, estava praticamente abandonado. E enfatizou: “A ONG sempre acolheu todo mundo, mas precisava de um espaço mais amplo e adequado para a prática, não apenas do violão, mas da capoeira, do taekwondo. Essa é uma obra muito esperada não pelo valor, mas pela prioridade do Governo do Estado em dar um novo caminho para os jovens”.

Também participaram da solenidade a secretária de Desenvolvimento Humano, Cida Ramos; o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira; a secretária executiva do Orçamento Democrático, Ana Paula; o deputado estadual João Gonçalves; a diretora do Instituto Alpargatas, Daniele Evangelista; o diretor administrativo da ONG Pro Dia Nascer Feliz, Marcos Cabral; e os vereadores de Santa Rita, Aurilan, João Júnior, Nessinho do Bode, Genival Guedes Filho e Josá de Nezinho.