João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo entrega certificados a 400 formandos de cursos profissionalizantes

terça-feira, 10 de dezembro de 2013 - 18:13 - Fotos:  Cláudio Goes / Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho participou, nesta terça-feira (10), em Campina Grande, da solenidade de entrega dos certificados de 400 formandos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A solenidade ocorreu no Teatro Municipal Severino Cabral.

O programa é do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e vinculado ao Plano Brasil sem Miséria, e na Paraíba é coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com a Prefeitura de Campina Grande.

Ricardo Coutinho ressaltou que a Paraíba se destaca no país por ser o décimo sexto Estado com maior número de matriculados, resultado do apoio aos municípios na implementação do Programa Nacional de Ensino Técnico. Ao todo, 20.033 foram beneficiados em 173 municípios, desde o início do programa, em 2012.

É muito importante dar a vara de pescar do que o peixe, pois com ela você pode pegar mais de um peixe específico. Estamos dando condições para que as pessoas se capacitem e possam ganhar mais e manter suas famílias exercendo uma profissão”, explicou o governador.

Ele ainda destacou que o Governo está construindo seis escolas técnicas estaduais e esperando a liberação de recursos para a edificação de mais 10. Além de investir na formação profissional, Ricardo assinalou que o Governo financia a criação de novos negócios, por meio do Empreender Paraíba, que já investiu R$ 43 milhões. “Queremos que o Empreender dialogue com vocês que estão se formando hoje para que possam abrir seus negócios”, frisou.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), Maria Aparecida Ramos, afirmou que a formatura tinha uma simbologia importante para os jovens formandos. “A qualificação profissional é uma ferramenta, uma oportunidade para que, a partir daí, a gente possa construir possibilidades e alternativas. Eu me sinto muito honrada em fazer parte de um governo que participa do Pronatec, mas que vislumbra para além disso. A preocupação desse governo é o que fazer daqui para a frente, garantindo a inserção no mercado de trabalho e também financiando novos empreendimentos, por meio do Empreender Paraíba”, enfatizou.

Representando a ministra Tereza Campello, o diretor de Inclusão Produtiva Urbana da Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza do MDS, Luiz Mulle, ressaltou a parceria com o Governo do Estado, prefeituras e entidades para o sucesso do Pronatec. Os cursos foram ofertados por escolas estaduais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Serviço Nacional de Aprendizagem de Transporte (Senat).

A solenidade ainda contou com as presenças do secretário de Assistência Social de Campina Grande, João Dantas; a secretária executiva municipal de Educação, Iolanda Barbosa, secretários estaduais e representantes das instituições educacionais.

Certificado – O primeiro formando a receber o certificado foi Saulo Pereira, que concluiu o curso de auxiliar administrativo. Ele agradeceu a todos os órgãos envolvidos na realização do Pronatec. “O momento é de gratidão e vitória. Este curso vai me ajudar a entrar no mercado de trabalho e garantir renda para minha família”, comemorou Saulo.

Foram oferecidos cerca de 30 cursos profissionalizantes.