João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo entrega casas a famílias carentes do Sertão

sexta-feira, 29 de abril de 2011 - 18:09 - Fotos:  Francisco Morais/Secom-PB

 

Moradia: um dos pilares da administração do Governo Ricardo Coutinho. Foto: Francisco Morais/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho entrega neste sábado (30), em solenidade realizada a partir das 10 horas, um total de trinta unidades habitacionais a famílias de baixa renda de Marizópolis, cidade localizada no Alto Sertão da Paraíba.

Representando um investimento total atualizado de R$ 449.617,93, provenientes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), as novas moradias são compostas, cada uma, de sala, dois quartos, banheiro e cozinha.

O núcleo residencial onde as casas estão localizadas, segundo dados da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), é dotado de toda a infraestrutura básica necessária a uma moradia digna, com sistema de abastecimento d’água, rede de energia elétrica e sistema coletivo de esgotamento sanitário (fossão).

Construídas em terreno doado pela Prefeitura Municipal de Marizópolis, as trinta unidades habitacionais serão entregues às famílias carentes sem nenhum custo financeiro. Ao todo, serão beneficiadas 106 pessoas que integram trinta famílias que hoje não possuem moradia e que vivem em casas de taipas localizadas em áreas de risco.

Respostas rápidas – As casas que serão entregues no município de Marizópolis reforçam o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado para garantir moradia a todos os paraibanos que não dispõem de um lugar digno para viver. Além disso, traduzem o grande esforço da administração estadual nesse sentido, tendo em vista os resultados obtidos em menos de quatro meses de administração.

Segundo informações da Cehap, as obras do conjunto habitacional foram iniciadas ainda no dia 03 de fevereiro de 2009. Entretanto, devido a atrasos nos pagamentos e em outros procedimentos relacionados ao projeto (que foi executado pela Inprel – Indústria de Pré-Moldados e Construção Civil Ltda.), o prazo de conclusão acabou sendo elastecido, prejudicando as trinta famílias que, enquanto aguardavam o recebimento da casa própria, permaneciam com suas vidas em situação de risco morando em áreas sem nenhuma condição de habitabilidade.

Prioridade – Durante solenidade de lançamento de três iniciativas importantes voltadas para a oferta de moradia digna aos paraibanos, o governador Ricardo Coutinho afirmou que a política habitacional corresponde a uma das prioridades mais efetivas da sua gestão administrativa. “Mesmo neste inicio de caminhada, sabemos dos grandes desafios que a Paraíba tem no setor de habitação. Neste momento, devemos deixar de ser meros expectadores para sermos coordenadores dos processos habitacionais, dialogando com os municípios sobre as responsabilidades e deveres dos programas de habitação para a população de baixa renda. Também precisamos nos direcionar para as necessidades do trabalhador rural, com quem o Estado tem uma enorme dívida. É preciso direcionar políticas publicas para o setor que vem sendo deixado de lado”, enfatizou.