João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo entrega ampliação do esgotamento sanitário de Cruz das Armas  

quinta-feira, 25 de agosto de 2016 - 20:22 - Fotos:  Francisco França/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho entregou, nesta quinta-feira (25), a ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Cruz das Armas. A obra recebeu um investimento de R$ 2,3 milhões e vai beneficiar cerca de 1.800 habitantes. A ação faz parte da programação elaborada pelo Governo do Estado em comemoração ao aniversário de 431 anos da cidade de João Pessoa.

Durante a solenidade, o governador ressaltou que o bairro de Cruz das Armas está 100% saneado. “As ações da Cagepa deram um salto extremamente importante na capital porque passamos de 46% de cobertura da rede coletora para 76%, ou seja, fechamos todo o bairro de Cruz das Armas, fizemos parte da Ilha do Bispo, Bairro dos Novais, Alto do Mateus e outros. Em pouco tempo estaremos com cerca de 81% de cobertura da rede de esgotamento sanitário aqui em João Pessoa. É uma obra que tem investimento alto, aqui por exemplo foram cerca de R$ 2,3 milhões, mas é fundamental que seja feita para o bem da sociedade”, comentou.

Ricardo lembrou que a população de Cruz das Armas também será beneficiada com a inauguração de mais uma obra de mobilidade urbana na cidade. “Na próxima quarta-feira (31), vamos inaugurar outra obra aqui no bairro, a duplicação da Avenida Cruz das Armas. Esta obra vai acabar com os congestionamentos naquela região e vai melhorar a vida dos moradores, comerciantes e todos que passam pela avenida diariamente”, comentou.

O presidente da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Marcus Vinícius Neves, informou que a obra contemplou a construção de duas estações elevatórias, 2.300 metros de emissário, 3.900 metros de rede coletora e 393 ligações domiciliares. “A obra representa mais saneamento e mais saúde para a população pessoense. Isso eleva o índice de cobertura de saneamento em João Pessoa para 76%, um dos índices mais elevados entre as capitais nordestinas. Esta é a terceira obra de esgotamento que entregamos somente neste mês, em comemoração ao aniversário da cidade”, ressaltou.

“Cruz das Armas está sendo beneficiada com essa obra que é tão essencial para a vida e para a saúde da população. Esgotamento sanitário é algo que garante qualidade de existência para o povo. Com isso Cruz das Armas e João Pessoa expande sua rede de esgotamento. Mais uma ação dessa gestão que trabalha muito pela Paraíba”, disse o deputado estadual João Gonçalves.

O morador de Cruz das Armas, Vagner de Sousa, lembrou que há muito tempo pedia que o saneamento fosse feito para melhorar as condições na área. “Moro nesse bairro há 10 anos e minha rua felizmente foi uma das beneficiadas com esta obra tão desejada. A gente não tinha fossa, o esgoto corria a céu aberto, o que prejudicava demais nossa vida”, disse.

“Por causa do esgoto as ruas tinham um mau cheiro e a presença de mosquitos era constante. Isso causava alergias, coceiras, além de dengue e outras doenças nos moradores. Estamos muito agradecidos ao governador por fazer esse saneamento no nosso bairro”, comemorou a dona de casa Suênia Alves.