João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo entrega adutora e comemora o fim do racionamento d’água em Campina Grande e região  

segunda-feira, 28 de agosto de 2017 - 15:29 - Fotos:  José Marques/ Secom PB

O governador Ricardo Coutinho inaugurou, na manhã desta segunda-feira (28), em solenidade no Centro de Formação de Educadores, a quarta adutora de Água Tratada de Campina Grande e comemorou o fim do racionamento d’água na cidade e outros 18 municípios que passavam por esse sistema. A suspensão do racionamento, autorizada na última sexta-feira (25), beneficia mais de 700 mil pessoas que vão ter o abastecimento de água normalizado. O chefe do Executivo Estadual ainda visitou a residência de uma moradora do bairro Tambor, em Campina Grande que já está recebendo água todos os dias.

O governador Ricardo Coutinho expressou a satisfação por saber que a população de Campina Grande e região está começando a receber água de qualidade diariamente nas torneiras. “Para a grande maioria da população de Campina Grande e região o racionamento é algo muito cruel e que traz bastante dificuldades. Racionamento a gente faz quando é preciso fazer, mas se não é necessário, então por que manter esse sofrimento? Não faz sentido. Fico muito feliz por ver pessoas como dona Terezinha, que conheci hoje, com essa alegria no rosto por causa da água que chega nas torneiras. Este Governo tem responsabilidade para garantir a segurança hídrica para a região”, disse o governador.

Dona Terezinha Perez, de 77 anos, a quem o governador se referiu, é moradora do bairro Tambor, em Campina Grande, que fez questão de agradecer pessoalmente a Ricardo Coutinho pela suspensão do racionamento. “No dia do meu aniversário, a água começou a chegar nas minhas torneiras. Foi um grande presente. Semana passada, comprei mais baldes para juntar água e ficava comprando água mineral para beber. A situação era complicada. Quando o governador anunciou que o racionamento ia acabar fiquei muito feliz, porque, finalmente, ia ter água de volta nas torneiras, diariamente. Receber o governador é uma alegria, agradeço muito por ele ter liberado a água para o povo. A água está chegando com força e bem limpinha”, comentou emocionada.

Com o fim do racionamento de água, a população dos municípios de Campina Grande, Lagoa Seca, São Sebastião de Lagoa de Roça, Pocinhos, Queimadas, Barra de Santana, Caturité, Boqueirão, Boa Vista, Soledade, Cabaceiras, Juazeirinho, Cubati, Pedra Lavrada, Olivedos, São Vicente do Seridó, além dos distritos de Seridó, Galante e São José da Mata foram beneficiadas e terão mais qualidade de vida.

O Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) saiu do chamado volume morto e já ultrapassou 8,3% da capacidade. Dessa forma, tornou-se possível a suspensão do racionamento com a necessária segurança. “A Barragem continua aumentando seu volume, estando com 8,37% do seu volume. Isso demonstra que há compatibilidade com os dados apresentados. Sabíamos o que iria ocorrer com o fim do racionamento e tudo está seguindo como previsto. É bom lembrar que, em alguns dias, outras bombas da transposição entrarão em operação, fazendo com que a vazão dobre. A suspensão do racionamento foi uma decisão acertada e baseada em dados técnicos concretos. Queremos dar mais qualidade de vida para a população da região”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevêdo.

“Esse Governo tem uma grande importância para Campina Grande e toda essa região. O fim do racionamento foi uma ação relevante que vai beneficiar aqueles mais necessitados. O povo passava por muitas dificuldades sem ter água, muitas vezes, nem para beber e cozinhar. Hoje a água do Velho Chico chega às nossas residências trazendo felicidade e gratidão”, falou o prefeito de Boqueirão, João Paulo.

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia, lembrou que as águas do Rio São Francisco estão conseguindo cumprir a missão de abastecer as casas da população paraibana. “Recordo que as águas percorreram 217 km até chegar em Monteiro e, dias depois, encontrar as águas de Boqueirão, permitindo neste fim de semana o fim do racionamento. Este é um momento de grande alegria para os campinenses e cidades vizinhas. Vamos comemorar a chegada das águas nas casas, como vimos o exemplo de felicidade na casa de dona Terezinha. O fim do racionamento merece ser celebrado”, comentou.

A adutora - A adutora de Água Tratada Gravatá/Campina Grande recebeu cerca de R$ 23 milhões de investimento e vai beneficiar moradores de Campina Grande, além dos distritos de Galante e São José da Mata; Lagoa Seca e distrito de Jenipapo; São Sebastião de Lagoa de Roça; Alagoa Nova, Matinhas e Pocinhos.

A adutora Gravatá/Campina Grande foi implantada a partir de uma derivação na Estação de Tratamento de Água de Gravatá – Queimadas-PB. Isoladamente, a adutora existente DN 800mm, recalca uma vazão de 690 litros por segundo, passando a ser incrementada com a nova adutora DN 600mm, de uma vazão de 326 l/s, podendo ser fornecida, neste novo cenário, uma vazão total de 1.016 litros por segundo, a partir da Estação Elevatória de Água Tratada-02. Com a substituição dos conjuntos elevatórios da EE02, juntas, as adutoras 800mm (existente) e a nova DN 600mm poderão fornecer uma vazão de 1.400 litros por segundo. São 19.793,42 metros de adutora DN 600.

Durante a solenidade, Ricardo Coutinho lembrou que o Governo do Estado está implantando 1.380 km de adutoras e ainda vai fazer a TransParaíba. “Com a suspensão do racionamento, finalmente, podemos inaugurar a quarta adutora de Água Tratada de Campina Grande. E ainda hoje vou a São José da Mata e Pocinhos entregar outra adutora gerando segurança hídrica para o povo. São 1.380 km de adutoras pelo Estado e estamos fazendo a TransParaíba, obra grandiosa que vai levar água para todo o Curimataú”, afirmou.

O deputado federal Damião Feliciano parabenizou o governador pelas obras hídricas e afirmou que, por muito anos, acompanhou o sofrimento da população devido o racionamento. “Ricardo Coutinho está trabalhando muito para levar água a todas as regiões do Estado. São diversas obras construídas, como adutoras e barragens. E hoje estamos presenciando o fim do racionamento em Campina Grande, minha querida cidade. Sei o quanto o povo precisava de água, por isso venho agradecer em nome de todos os moradores”, finalizou.

Também estiveram presentes na solenidade a vice-governadora Lígia Feliciano, o presidente da Cagepa, Hélio Cunha Lima, o secretário de Comunicação Institucional, Luís Tôrres, o secretário executivo de Planejamento, Fábio Maia, além de outros auxiliares do Governo, deputados estaduais e lideranças da região.