Fale Conosco

27 de maio de 2013

Ricardo empossa novo presidente da PBGás



ricardo posse presidente da pb gas franklin araujo neto foto kleide teixeira72 270x202 - Ricardo empossa novo presidente da PBGásO governador Ricardo Coutinho deu posse, nesta segunda-feira (27), ao novo diretor-presidente da Companhia Paraibana de Gás (PBGás), Franklin de Araújo Neto, que agradeceu o convite e se comprometeu em trabalhar para avançar nos desafios. O Estado é acionista majoritário da empresa, que tem a Petrobras e a Mitsui Gás como parceiros acionistas.

Ricardo Coutinho destacou que o Governo do Estado e os parceiros têm investido na política de expansão da PBGás, empresa que trabalha com a meta de oferecer a logística da oferta de gás natural na Paraíba. “Nós temos que acelerar todas as possibilidades de construção de logísticas, dentre elas a oferta de gás”, afirmou, adiantando que a indústria paraibana, que cresceu 43,7% em dois anos, requer infraestrutura disponível “e o gás é fundamental hoje em dia porque é mais barato e mais fácil de ser operado”.

ricardo posse presidente da pb gas franklin araujo neto foto kleide teixeira148 270x202 - Ricardo empossa novo presidente da PBGásEle ressaltou que a PBGás deve fazer com que sua política seja mais ágil, particularmente na região de Caaporã e Alhandra, onde o Governo do Estado está concentrando os grandes investimentos na chamada região integrada de desenvolvimento econômico junto com Pernambuco.

O governador citou, por exemplo, que o Porto de Cabedelo, no período de janeiro a março deste ano, foi o que mais cresceu percentualmente no país, com 78,1%. “Transportamos mais cargas do que qualquer um outro porto do mesmo porte aqui do Nordeste. No primeiro trimestre transportamos 651 mil toneladas e o segundo colocado, o porto de Recife, transportou 494 mil toneladas. Daí a necessidade da expansão da oferta de gás natural”, argumentou.

Para Ricardo, o gás tem um papel fundamental na economia do Estado, “porque, se não tivermos gás disponível, não teremos capacidade de competir com os demais estados na atração de empresas, na geração de empregos, na movimentação de recursos e principalmente na mudança de mentalidade dentro desse estado”. E desejou sucesso ao novo presidente da PBGás na sua caminhada na empresa.

ricardo posse presidente da pb gas franklin araujo neto foto kleide teixeira93 270x202 - Ricardo empossa novo presidente da PBGásO novo presidente da PBGás, Franklin de Araújo Neto, avaliou que a produção e distribuição de energia em um Estado que se desenvolve a cada dia é um imperativo de um governo que se dedica à terra. “Vamos olhar o futuro com passos firmes e sólidos, esse é o desafio que materializa-se no governo Ricardo Coutinho. Portanto, quero registrar o meu sincero agradecimento pelo honroso convite”, ressaaltou.

O vice-governador Rômulo Gouveia, por sua vez, disse que o governador Ricardo Coutinho fez uma ótima escolha pela experiência que tem o engenheiro Franklin Araújo, o qual, inclusive, já dirigiu a PBGás no período de 2003 a 2005. E comentou: “Agora assume pela segunda vez a presidência para, junto com os demais conselheiros e os funcionários, avançar com os novos desafios”.

Perfil - Franklin de Araújo Neto é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba. Foi secretário estadual de Planejamento e já presidiu a PBGás no período de 2003 a 2005. Tem ampla atuação em várias empresas nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, distribuição de gás natural e no setor público, com um total de 36 anos de experiência profissional.

ricardo posse presidente da pb gas franklin araujo neto foto kleide teixeira801 270x202 - Ricardo empossa novo presidente da PBGás

Ao longo dos anos vem ampliando seus conhecimentos por meio de especializações em áreas afins do setor elétrico, com cursos de pós-graduação em processamento de energia, energia eólica e implantação de projetos de geração de energia, além de MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria, passando por importantes instituições de ensino como UFCG, UFRN, UNICENID-BA e Fundação Getúlio Vargas.

Franklin Araujo tem mantido uma permanente interlocução com as principais instituições brasileiras que congregam esse cenário, a exemplo do Ministério das Minas e Energia, ANEEL, EPE, E NOS, entre outros. Desde o mês de julho de 2010 ocupava o cargo de diretor presidente da Candeias Energia S.A., no estado da Bahia. De 1979 a 2009, teve atuação na Companhia Hidroelérica do São Francisco (CHESF).

ricardo posse presidente da pb gas franklin araujo neto foto kleide teixeira162 270x202 - Ricardo empossa novo presidente da PBGásA PBGás – A PBGás foi fundada em 25 de outubro de 1994 sob forma de economia mista, atendendo a lei estadual n° 5.680/92, com o objetivo de atender ao mercado, promover a satisfação de pessoas e conservar o meio ambiente. Com o início de suas operações, em 1995, a empresa partiu efetivamente para a exploração exclusiva da atividade de distribuição de gás canalizado no Estado da Paraíba, conforme a lei n° 9.493/94, e desde então vem contribuindo para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social local.

Desde a sua criação, investe na utilização da energia mais limpa de origem fóssil e vem desenvolvendo ações para implantar a infraestrutura básica necessária ao desenvolvimento de seus serviços, realizando todos os estudos técnicos e de mercado necessários à garantia das melhores condições operacionais e de segurança de fornecimento do gás natural aos seus clientes, em estreita sintonia com as questões sócio-ambientais e seus resultados econômico-financeiros.

Atualmente, a Companhia concentra esforços na diversificação de seu mercado – destaque especial para o segmento residencial e comercial, na ampliação de sua estratégia de interiorização e na implantação de um modelo de gestão empresarial que garanta uma posição de destaque no cenário nacional.