João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo e ministro assinam convênio e garantem recursos para sinalização noturna do Porto

segunda-feira, 24 de agosto de 2015 - 21:43 - Fotos:  José Marques/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho assinou, no final da tarde desta segunda-feira (24), convênio com a Secretaria de Portos da Presidência da República garantindo a liberação de recursos na ordem de R$ 3 milhões para o projeto de sinalização noturna do Porto de Cabedelo, que possibilitará a atracação noturna de navios e o funcionamento do cais por 24 horas. A solenidade, realizada no Salão Nobre do Palácio da Redenção, contou com a presença do ministro Edinho Coelho Araújo.

Na ocasião, Ricardo disse que o Porto de Cabedelo representa o futuro e que através dele a Paraíba está de portas abertas para o mundo. “Estamos atraindo empresas para o Estado e precisamos da logística, que é o nosso porto que precisa de modernização”, disse o governador.

E ressaltou: “Precisamos que nosso porto recupere sua movimentação de cargas e nosso grande desafio é atrair capital. Precisamos do Governo federal, do Tribunal de Contas da União e da iniciativa privada para dar mais agilidade ao Porto de Cabedelo, que existe há mais de 70 anos e necessita de novos equipamentos”.

O ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República, Edinho Coelho Araújo, disse se sentir muito bem na Paraíba para assinatura de um ato positivo e revelou que 95% das importações e exportações do país passam pelos portos do Brasil. “Infraestrutura é fundamental e é por isso que estou na Paraíba”, afirmou,  adiantando que haverá de fazer mais parcerias com o Governo da Paraíba.

 “Será uma sinalização importante, vamos aumentar o número de boias, fazer com que o nosso canal seja todo sinalizado e os navios cheguem com segurança nos períodos diurno e noturno”, explicou o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Lucélio Cartaxo, que destacou o empenho do governador Ricardo Coutinho em Brasília.

Segundo Lucélio, o projeto vai trazer mais segurança e proporcionar o aumento da receita do Porto de Cabedelo. A licitação para as obras da sinalização noturna será feita por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão.