João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo é homenageado por delegados em lançamento de revista especializada

sábado, 14 de setembro de 2013 - 14:17 - Fotos:  Alberi Pontes/Secom-PB

Os delegados de Polícia Civil homenagearam, na noite desta sexta-feira (13), o governador Ricardo Coutinho na festa de lançamento da primeira edição da Revista Jurídica dos Delegados de Polícia Civil da Paraíba. Vários profissionais destacaram em pronunciamentos os investimentos que tem recebido esta Polícia desde 2011 e a abertura de diálogo do governador com esse segmento do sistema de segurança pública do Estado.

O lançamento da revista e a confraternização dos Delegados aconteceram na Marriage Recepções, no bairro dos Estados, em João Pessoa, celebração realizada pela Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba e dezenas de delegados e delegadas. A publicação registra em sua primeira página: “Agradecemos ao governador Ricardo Vieira Coutinho a busca pela melhoria contínua da carreira do Delegado de Polícia do Estado da Paraíba”.

Ricardo Coutinho agradeceu o reconhecimento pelas conquistas da categoria e da instituição e declarou que é fundamental avançar. “É fundamental que a gente possa construir instrumentos de uma política de interesse público na área de segurança pública”, afirmou, ressaltando que tem mantido abertura para o diálogo e no dia-a-dia tem aprendido um pouco mais sobre o fazer segurança pública. “Não foram poucas vezes que dialogamos e vamos dialogar muito mais”, observou.

Ricardo expressou sua satisfação em saber que um conjunto de Delegados produz revista, artigos e pensamento crítico, intelectualidade. “É muito bom ver o serviço público com vontade, com compromisso. Sei das limitações que temos, mas estamos com muita determinação para ultrapassá-las com diálogo e construção coletiva”, enfatizou. O governador agradeceu o trabalho eficiente desenvolvido pelo secretário da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, e sua equipe, que tem sido fundamental no combate ao crime no Estado e acrescentou: “Os senhores delegados e delegadas são permanentes e os grandes guardiões de todo esse processo”.

As secretárias Aracilba Rocha (Finanças) e Livânia Farias (Administração) também foram homenageadas pela Adepdel.

O secretário Cláudio Lima destacou o novo momento que a Polícia Civil vivencia com Delegados e Delegadas produzindo artigos, pensando segurança pública: “Vejo esta revista como uma publicação inovadora e essencial. E é preciso pensar e escrever sobre segurança pública não só na visão jurídica mas na visão que atenda a população dentro de um sistema”.

O secretário da Administração Penitenciária, Walber Virgolino, comemorou o fato de que além de policiais “nós hoje também somos juristas e isto é um marco importante porque o reconhecimento jurídico de nossa categoria é um presente a todos os delegados”.

O presidente da Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba (Adepdel), delegado Cláudio Lameirão, declarou que a revista é resultado da participação de cada um dos delegados agentes operadores do direito e informou que a revista vai ser distribuída em todo o país para que o Brasil tome conhecimento sobre a atividade intelectual dos Delegados de Polícia Civil da Paraíba.

O delegado Cláudio Lameirão disse que a Adepdel decidiu homenagear o governador Ricardo Coutinho porque ele pensa a segurança pública: “O senhor se preocupa com esta área. Sem greve, o senhor nos deu dois aumentos salariais. Então a gente agradece ao senhor pela preocupação com a segurança pública e com a nossa carreira”.

Os delegados agradeceram ao Poder Legislativo pela transformação da carreira de delegado em carreira jurídica e pelo governador ter sancionado a matéria sem ressalva.