João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo é homenageado em Encontro de Sociologia em Campina Grande

sexta-feira, 4 de outubro de 2013 - 12:25 - Fotos:  Cláudio Góes/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho disse que a construção de uma sociedade democrática no Brasil, e particularmente na Paraíba, não pode ocorrer sem que haja uma educação que, além de ensinar, efetivamente eduque. “Quem busca fazer da política um instrumento de transformação sabe que isso passa pela educação”, afirmou Ricardo durante o 1º Encontro Estadual de Sociologia na Educação Básica na Paraíba, no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, na noite de quinta-feira (3).

No evento, o governador recebeu uma comenda de reconhecimento da comissão executiva do evento pelo cumprimento da lei 11.84/08 que torna obrigatória a disciplina Sociologia como componente curricular do Ensino Médio. “Na democracia é fundamental que todos possam ter o mesmo patamar. A partir desse patamar básico e igual as pessoas podem buscar voos mais altos e a educação pública é um grande investimento que esse país precisa ter”, completou.

Ao assumir o Governo, Ricardo Coutinho nomeou 113 professores de Sociologia para trabalhar em escolas de 42 municípios, e 53 de Filosofia que passaram a ministrar aulas em escolas de 30 municípios, todos aprovados em concurso público. O professor Severino Lima destacou que a contratação representou grande conquista para os profissionais de Ciências Sociais em termos de abertura de mercado de trabalho e de legitimidade frente a outras disciplinas. O governador agradeceu a homenagem e ressaltou que a Sociologia estimula o olhar crítico da sociedade.

Ele destacou que uma das prioridades de investimento do Governo do Estado é a educação, o que explica já alguns bons resultados, como a queda no índice de analfabetismo de 32% para 14,2% entre os paraibanos acima de 15 anos. O governador lembrou a implantação de escolas técnicas estaduais e o aumento de 105 para 500 no número de escolas com segundo turno no ensino fundamental.

Da solenidade de abertura do seminário participaram ainda o secretário executivo da Interiorização da Ação de Governo, Moacir Rodrigues, e a secretária de Educação do Estado, Márcia Lucena, que ainda proferiu palestra com o tema “Educação brasileira: dilemas e perspectivas”. Ainda na abertura houve a apresentação do Coral e Orquestra do Programa de Inclusão Social Através da Música e da Arte (Prima). O seminário termina neste sábado (5).

Carajás – Também em Campina Grande, no final da noite, o governador Ricardo Coutinho participou da inauguração do Home Center Carajás, a convite do presidente da empresa, Álvaro Mendonça. A loja vai gerar cerca de 800 empregos na cidade. Na ocasião o governador destacou a política de incentivos fiscais para atração de novas empresas para a Paraíba. Também participaram do evento o vice-governador Rômulo Gouveia, o senador Cássio Cunha Lima, o prefeito de Campina, Romero Rodrigues, o vice-prefeito Ronaldo Cunha Lima Filho, parlamentares e representantes de entidades empresariais.