João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo e Dom Aldo discutem parceria no apoio aos portadores do HIV

sexta-feira, 15 de julho de 2011 - 19:14 - Fotos:  Ernane Gomes/Secom-PB

Dom Aldo foi recebido pelo governador no Palácio. Foto: Ernane Gomes/Secom-PB

A formação de uma parceria entre o Governo do Estado e a Arquidiocese da Paraíba para otimizar o atendimento às pessoas portadoras do vírus HIV na Casa de Convivência mantida pela Igreja Católica, em João Pessoa, foi solicitada pelo Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, durante audiência com o governador Ricardo Coutinho. Realizada no final da tarde desta sexta-feira (15), no Palácio da Redenção, a conversa incluiu ainda a renovação do convênio referente às atividades turísticas no Centro Cultural São Francisco.

Após considerações sobre as ações de Governo relacionadas especialmente à área de segurança pública, em que já aparecem resultados bem satisfatórios, como a rápida elucidação de crimes, prisão de mais de 60 assaltantes, desmantelamento de quadrilhas, apreensão de drogas etc., o governador falou da importância do apoio da igreja ao seu projeto político-administrativo. “Nós estamos trabalhando com o objetivo de construir uma Paraíba melhor e mais justa para todos os paraibanos. Estamos investindo em saúde, educação, segurança, moradia, e em todos esses projetos se faz muito importante a parceria e o apoio de todos os segmentos sociais, e a Igreja é uma peça fundamental nesse processo”, ressaltou.

Falando da necessidade de uma sede maior para a Casa de Convivência dos portadores do vírus HIV-Aids, Dom Aldo Pagotto lembrou que a Arquidiocese mantém um lugar muito discreto perto da Igreja de Lourdes, onde atende cerca de 150 portadores do vírus HIV, incluindo suas respectivas famílias. Ele acrescentou que o atendimento é voluntário e inclui a distribuição de cestas básicas para famílias dos portadores, a maioria delas formada de pessoas desempregadas.

“Para melhorar o atendimento ao pessoal soro positivo, é necessário, primeiramente, se conseguir uma nova sede. Nós precisamos de um lugar mais amplo e melhor equipado para desenvolver esse trabalho de inserção, de atendimento e de acolhimento de pessoas que se encontram em estado extremamente delicado”, enfatizou.

Centro Cultural São Francisco – Defendendo a renovação do convênio entre o Governo do Estado e a Arquidiocese da Paraíba, Dom Aldo falou ao governador Ricardo Coutinho sobre como vem sendo promovido o atendimento aos turistas no Centro Cultural São Francisco. “Nós temos ali um dos mais belos cartões postais da Capital paraibana; um lugar que atrai a atenção de turistas de todas as partes do Brasil e também do exterior. E é importante que busquemos a possibilidade de qualificar ainda mais o nosso pessoal para melhorar nossa prestação de serviços”, enfatizou.