Fale Conosco

4 de setembro de 2015

Ricardo e Dilma participam do lançamento do Dialoga Brasil em João Pessoa



IMG  030 270x182 - Ricardo e Dilma participam do lançamento do Dialoga Brasil em João PessoaO governador Ricardo Coutinho participou, ao lado da presidente Dilma Rousseff, do lançamento do Programa Dialoga Brasil – Paraíba. O evento ocorreu no final da tarde, no Centro de Congressos do Centro de Convenções de João Pessoa, com a participação de mais de mil convidados, representantes dos diversos segmentos da sociedade. Os ministros da Educação, Saúde, Justiça, Cultura, Desenvolvimento Social e Secretaria Geral da Presidência responderam algumas propostas de participantes.

A presidente Dilma Rousseff fez um pronunciamento destacando o apoio que tem recebido do governador Ricardo Coutinho e diversos parlamentares e lideranças dos movimentos sociais. “Dialogar é a capacidade que nós temos de olhar um nos olhos do outro porque o diálogo ao longo da história aproximou as pessoas, uniu nações. Juntos nós podemos muito”, pontuou.

IMG  12551 270x160 - Ricardo e Dilma participam do lançamento do Dialoga Brasil em João PessoaDilma afirmou ainda que o Dialoga Brasil – Paraíba, a exemplo dos demais estados, traz a mensagem de superar problemas e avançar. “Nós somos diferentes um dos outros, mas todos nós temos os mesmos direitos e tenho certeza que nós trabalhamos muito para reverter a situação do Nordeste”, ressaltou, destacando que entre o povo brasileiro as mulheres também precisam de dignidade.

Ela fez ainda uma reflexão sobre a questão da água e assegurou que a transposição do São Francisco vai garantir o acesso à água para beber, para a atividade agrícola. “Nós temos um compromisso e um orgulho que é entregar a transposição o mais breve possível e não iremos, de maneira alguma, suspender, paralisar as obras do São Francisco”, reforçou. Concluiu dizendo que o respeito à estabilidade do país, do governo, é o respeito à democracia, ao voto. E conclamou: “Dialoga Paraíba, dialoga!”.

IMG  1121 270x178 - Ricardo e Dilma participam do lançamento do Dialoga Brasil em João PessoaO governador Ricardo Coutinho, por sua vez, destacou em seu pronunciamento que a presidente Dilma Rousseff estava numa terra que cultiva a participação popular. E acrescentou um tema ao evento: a importância que tem a região Nordeste para o país. “Hoje temos políticas públicas que começaram a chegar de 12 anos para cá e estamos há quatro anos com estiagem grave, mas não se fala em fome. O Nordeste não aparece falando de fome e passou a crescer desde 2003”. Segundo ele, isso foi possível porque se olhou com atenção para a região a partir do Governo Lula, tendo continuidade agora no Governo Dilma.

O governador ainda enfatizou os resultados positivos que o Governo Dilma tem proporcionado ao Nordeste e ao País. “Nós vamos superar essa crise”, declarou.  E frisou: “Se aponta para o futuro unindo o povo com ideário. Esse país é muito forte. Nós vamos vencer as dificuldades. O povo brasileiro não pode retroceder, tem que mostrar a sua força na capacidade de compreender e avançar cada vez mais”.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, em sua saudação à presidente, destacou que o Dialoga Brasil é fundamental por abrir um canal de diálogo com a sociedade civil. “Nós acreditamos na democracia e o diálogo é essencial para o país”, pontuou.

IMG  780 270x176 - Ricardo e Dilma participam do lançamento do Dialoga Brasil em João PessoaOs temas trabalhados no Dialoga Brasil são: saúde, segurança pública, redução da pobreza, educação e cultura. A apresentação do programa foi feita pelo ministro Miguel Rossetto (Secretaria Geral). “O diálogo aproxima nosso governo, temos compartilhado juntos essas conferências e assim estamos mudando para melhor o nosso Brasil e a plataforma digital dialogabrasil.gov.br é esse canal de comunicação”, disse Rossetto. Na sequência, cada ministro presente fez breve relato sobre os temas de suas pastas no Dialoga Brasil.

O ministro da Educação, Renato Janine, elogiou os avanços que a Paraíba tem tido nessa área na gestão do governador Ricardo Coutinho desde 2011. O ministro da Justiça, José Eduardo Cartozo, anunciou que o governo federal, em parceria com os estados, vai desenvolver um programa que vai fiscalizar com maior eficácia as divisas. Uma das propostas sorteadas para o ministro da Educação, Renato Janine, comentar foi enviada por Gerson José do Nascimento Neto e abordou o tema concursos públicos para intérpretes de libras.

IMG  1076 270x168 - Ricardo e Dilma participam do lançamento do Dialoga Brasil em João PessoaO Dialoga Brasil é um espaço de participação digital onde as ideias das pessoas viram propostas que ajudam a melhorar as ações do governo. A plataforma Dialoga Brasil apresenta 14 temas e 80 programas prioritários do governo federal para que a população proponha melhorias nas políticas públicas e na vida dos brasileiros. Em novembro próximo, o governo federal começa a responder as três propostas mais apoiadas de cada programa. Qualquer brasileiro pode enviar sugestões através do email contato@dialoga.gov.br.

O índio Paulo Tabajara, da etnia Tabajara, uma das pessoas convidadas, preencheu o formulário do Dialoga Brasil. “A minha proposta para a presidente é que ela olhe com mais atenção o povo nativo dessa terra e que fortaleça a Funai, para que a Funai possa fazer algo mais eficaz para os indígenas que estão sendo exterminados dentro desse país”, disse o índio Tabajara.

IMG  081 270x180 - Ricardo e Dilma participam do lançamento do Dialoga Brasil em João PessoaA líder do grupo de ciranda Caiana dos Crioulos, de Alagoa Grande, Severina Luzia “Cida”, apresentou proposta para que o governo federal incentive mais a cultura popular. “A nossa cultura precisa melhorar, é preciso incentivar projetos das cirandeiras”, disse.

Participaram do Diálogo Brasil em João Pessoa os ministros Juca Ferreira (Cultura), Tereza Campelo (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Renato Janine (Educação), Arthur Chioro (Saúde), José Eduardo Cardozo (Justiça), e Miguel Rossetto, da Secretaria Geral da Presidência da República. A capital paraibana é a quinta do país a receber o lançamento do programa.

Acompanhados pelo maestro Alex Klein, alunos do Programa de Inclusão Social Através da Música e das Artes (Prima), integrantes do Quinteto de Sopros do Polo do Prima de Cabedelo, fizeram uma apresentação. Houve ainda apresentação do Cavalo Marinho da Paraíba, grupo folclórico.

IMG  1313 270x180 - Ricardo e Dilma participam do lançamento do Dialoga Brasil em João PessoaAlém de representantes dos movimentos sociais ainda participaram do evento a vice-governadora Lígia Feliciano, o senador José Maranhão, auxiliares do Governo do Estado, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, vereadores de vários municípios.

A solenidade teve início às 17h30. Antes, a presidente, o governador e 70 empresários paraibanos se reuniram para debater temas diversos nas áreas da indústria, do comércio e serviços.