Fale Conosco

25 de julho de 2011

Ricardo diz que Governo está atento à previsão de mais chuvas na PB



O governador Ricardo Coutinho afirmou, no início da tarde desta segunda-feira (25), em seu programa semanal “Fala Governador”, que o Governo do Estado está atento às previsões que indicam a ocorrência de mais chuvas na Paraíba neste final do mês de julho e durante o mês de agosto. “A população deve estar pronta para as novas precipitações, que são esperadas para chegar nas próximas semanas”, comentou, acrescentando que o Governo do Estado está intensificando as ações de socorro às vítimas dos problemas causados pelas chuvas que atingiram vários municípios nas últimas semanas, e também para viabilizar a prática de ações preventivas para evitar novos problemas.

Em cadeia de emissoras comandada pela Rádio Tabajara da Paraíba, Ricardo fez um balanço dos estragos causados pelas chuvas e informou que 13.654 pessoas ficaram desalojadas, outras 1.241 estão desabrigadas, 1.250 casas foram danificadas e 801 casas foram destruídas. Além disso, as águas provocaram a interdição de seis estradas e a destruição de treze passagens molhadas. Segundo acrescentou, outras 48 passagens molhadas foram danificadas.

Dentre as providências tomadas pela administração estadual, que envolvem as ações conjuntas da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, do DER, da Cagepa, da Secretaria do Desenvolvimento Humano e de vários outros órgãos estatais, Ricardo Coutinho chamou atenção especial para o sentimento de solidariedade demonstrado pela sociedade paraibana. Falando da campanha “Solidários sim, desabrigados não”, que deu oportunidade à população de ajudar o Governo no socorro às vítimas dos problemas causados pelas chuvas, ele informou que até agora já foram arrecadados 300 colchões, 16 toneladas de alimentos, 25 sacos de sapatos, 15 redes, 150 cobertores e 300 sacolas de roupas.

O governador lembrou também que para doar roupas e mantimentos, as pessoas podem encaminhar os produtos para os seguintes pontos de arrecadação: Casas da Cidadania de João Pessoa, postos instalados no Centro da cidade de Cabedelo, sede da Diocese de Guarabira, Shopping Center Guedes, na cidade de Patos, e postos instalados no Centro da cidade de Campina Grande.

Comentando o fato de que algumas cidades paraibanas ainda estão enfrentando dificuldades com a distribuição de água, Ricardo Coutinho lembrou que o Governo, especialmente por meio da Cagepa, está trabalhando pesado no sentido de solucionar os problemas. Ele acrescentou que muitos dos municípios atingidos pelas chuvas que tiveram adutoras danificadas já estão com o abastecimento d’água completamente normalizado.

Sobre as estradas federais danificadas pelas águas, o governador lembrou que o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, esteve pessoalmente em João Pessoa e Campina Grande, na semana passada, para vistoriar as áreas atingidas, e garantiu que as obras de recuperação seriam realizadas com a maior brevidade possível.

Integração Nacional – O governador também falou da liberação de R$ 5 milhões, por parte do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para a compra de medicamentos e alimentos e para a locação de máquinas e equipamentos que vão atender a comunidades rurais que ainda estão isoladas, e ainda da expectativa de liberação de outros R$ 27 milhões para serem empregados na dragagem dos leitos de rios e na reconstrução de pontes e rodovias destruídas pelas chuvas.