João Pessoa
Feed de Notícias

No Rio, Ricardo diz que fluxo de turistas na PB já supera o registrado em 2010

quarta-feira, 19 de outubro de 2011 - 17:31 - Fotos:  José Marques/Secom-PB

Durante a abertura da 39ª edição do Congresso Brasileiro de Agências de Viagens (Abav), no Rio de Janeiro, o governador Ricardo Coutinho disse que a expectativa para este ano é que o fluxo de turistas na Paraíba supere em 30% o registrado no ano passado. Ele apresentou dados da PBTur mostrando que a Paraíba registrou, até setembro deste ano, a visita de 1.403 milhão de turistas, superando em 3,2%, os 1.360 milhão alcançados em todo o ano de 2010.

Na avaliação de Ricardo, a Paraíba registra crescimento sustentável de visitantes em todos os períodos do ano – e esse aumento deve ser o maior entre os Estados brasileiros, devido à mudança de conteúdo e da estratégia de divulgação, mais ousada e ofensiva, com a participação em feiras do setor, parcerias com revista de bordo de companhias aéreas e outras articulações importantes, como a participação da Paraíba em uma telenovela.

Ele acrescentou que a consolidação dessa mudança alcançará o ponto máximo com a inauguração do Centro de Convenções, que dará ao Estado um local adequado para a realização dos grandes congressos e simpósios. “O Centro de Convenções, com um teatro e um auditório de três mil lugares, vai influenciar diretamente a expansão da rede hoteleira em seu entorno”, frisou.

Polo Cabo Branco – O governador disse que existem muitos grupos interessados em investir no Polo Cabo Branco e que o Governo tem dado sinal verde para empreendimentos nas áreas que não tenham, na legislação atual, nenhum impedimento legal. “Queremos que o destino das áreas sejam finalizados, porque elas existem para isso, e não para formar patrimônio para o futuro”.

Renato Feliciano, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, também destacou os investimentos do Estado em infraestrutura. Ele citou obras como o Binário de Jacumã, o Centro de Convenções e a estrada de Logradouro, que diminuirá em 40 km o acesso ao Rio Grande do Norte. Feliciano ressaltou a importância da participação da Paraíba em congressos nacionais e internacionais, como forma de divulgar as belezas naturais, a cultura e a culinária paraibanas.

Ricardo Coutinho representou os governadores do país na abertura do Congresso Brasileiro de Agências de Viagens (Abav), que contou com as presenças do ministro do Turismo, Gastão Vieira, o presidente nacional da Abav, Carlos Alberto Amorim, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, a atriz Camila Pitanga e a apresentadora Xuxa Meneguel. Mais de 24 mil agentes de viagens do Brasil e de 48 países do mundo participam do Congresso.

Após a abertura, o governador visitou os estandes dos Estados e recepcionou autoridades, jornalistas e agentes de viagens no espaço da Paraíba. Também estavam na comitiva paraibana o secretário executivo de Turismo, Walter Aguiar, a presidente da PBtur, Ruth Avelino, o secretário de Turismo de João Pessoa, Francisco Linhares, o presidente da Abav na Paraíba, Roberto Brunet, e o prefeito do Conde, Aluísio Regis.  

Ruth Avelino citou que o segmento sol e mar é o próximo foco, devido ao período da alta estação. “A expectativa do setor turístico paraibano é que o resultado apareça já na próxima temporada, com recorde no fluxo de turistas. Estamos trabalhando no maior evento do setor da América Latina, para mais de 80 mil visitantes. Quem está aqui conhece o setor, é um público essencial para vender o destino Paraíba. No Turismo, quem não é visto também não é lembrado”, completou.

João Pessoa – A cidade de João Pesssoa também superou, em setembro, o número de visitantes registrado em 2010. No ano passado, de janeiro a setembro, foram 956 mil, enquanto em 2011 esse número subiu para 989 mil, no mesmo período. O secretário de Turismo de João Pessoa, Francisco Linhares, disse que o crescimento de 3,5 % é fruto de planejamento, divulgação e articulação com operadores de turismo do país, além do apoio do Governo do Estado e de parcerias com municípios vizinhos, como Conde e Cabedelo.

A agente de turismo Adriana Campos visitou o estande da Paraíba e pôde conhecer todo o potencial turístico da Paraíba. Ela disse que não conhece João Pessoa, mas a procura por pacotes para o litoral da Paraíba tem crescido muito no Rio de Janeiro e, por isso, procurou se informar mais sobre o Estado. “Fiquei encantada com as imagens do pôr do Sol do Jacaré e a praia de Coqueirinho. Pretendo conhecê-los”, completou.