João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo diz que Cinep vai traçar estratégia para atrair empresas

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011 - 19:24 - Fotos: 
O governador Ricardo Coutinho (PSB) anunciou nesta quarta-feira (5) que a Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) vai organizar um plano estratégico com o objetivo de atrair empresas para o Estado. Para Ricardo, o desenvolvimento da economia paraibana passa pela Cinep, que tem a função de planejar e atrair as empresas para os municípios paraibanos.
 
"Esse é um órgão central e fundamental para o Estado e para qualquer proposta de desenvolvimento futuro. Mas, deve atuar na lógica de ir atrás das empresas e não ficar esperando elas virem se instalar aqui. Quero que a Cinep tenha uma ação proativa e perceba o que está acontecendo no Nordeste como um todo. Esse discurso que a Paraíba será submissa é conversa fiada", declarou.
 
Ricardo Coutinho participou da posse da nova diretoria do órgão, na manhã de hoje, e disse que a Companhia e o Empreender-Paraíba serão fundamentais para a promoção do desenvolvimento com sustentabilidade. Conforme o governador, enquanto o Empreender-PB vai atuar no incentivo aos pequenos produtores e microempresários, a Cinep irá atuar na atração das grandes empresas para o Estado.
 
O chefe do Executivo estadual aproveitou para falar de algumas diferenças que estão presentes na formulação do Empreender-Paraíba, comparado ao Empreender-JP – programa de microcrédito orientado criado por Ricardo Coutinho no período que foi prefeito de João Pessoa.
 
Diferente do Empreender-JP que atende aos microempreendedores de forma individual, o Empreender-Paraíba também terá como foco o estímulo as associações e cooperativas, atendendo assim, uma maior quantidade de pessoas.
 
"Para isso, vamos buscar os pólos, arranjos e formas para fazer com que uma atividade que exista ou vá existir possa ser potencializada com crédito, assistência técnica e, em alguns casos, com escoamento da produção", disse, acrescentando que adotará medidas para garantir a compra direta às empresas instaladas dentro do Estado.
 
Programa – O Diário Oficial do Estado publicado nesta quarta-feira (5) traz a Medida Provisória (MP) assinada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) criando o Programa de Empreendedorismo da Paraíba, o Empreender-PB. O programa substitui o programa "Meu Trabalho" e institui o Fundo de Apoio ao Empreendedorismo (FAE), estabelecendo regras para gestão e funcionamento do serviço oferecido pelo Governo do Estado.
 
Numa solenidade bastante prestigiada tomaram posse na manhã desta quarta-feira a nova presidente da Cinep, a administradora Margarete Bezerra, o diretor de Operações José Bernardino e a diretoria administrativa financeira Sidney Soares de Toledo.
 
Investimentos – A presidente da Companhia Margarete Bezerra destacou que um dos braços fortes para resolver o atraso no desenvolvimento econômico da Paraíba é o trabalho de atração dos investimentos de forma a estruturar as cadeias produtivas e a atração de empresas. Ela acrescentou que são inúmeros os desafios, "mas através das ferramentas e programas executados pela Cinep como o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (Fain) e em parceria com outras instituições, conseguiremos a ampliação, modernização e a criação de novos empreendimentos industriais e empresarias", frisou Margarete.
 
O governador Ricardo Coutinho, o vice-governador Rômulo Gouveia (PSDB), o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado, Renato Feliciano, o deputado federal Damião Feliciano e o deputado federal eleito Romero Rodrigues (PSDB), além de outras autoridades prestigiaram a posse da nova diretoria da Cinep.