João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo discute parcerias com reitora da UFPB

quinta-feira, 14 de março de 2013 - 18:18 - Fotos:  Kleide Teixeira / Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho recebeu, na tarde desta quinta-feira (14), no Palácio da Redenção, a reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz. Nesta primeira visita oficial da reitora ao governador foram tratadas parcerias para projetos de apoio pedagógico, segurança no Campus I da universidade e no tocante ao projeto de erradicação do analfabetismo nos moldes do que está sendo desenvolvido junto à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Na ocasião, o governador Ricardo Coutinho disse que o Estado está disposto a ampliar parcerias com a universidade e recomendou a Secretaria de Educação a discutir e analisar os projetos que estão sendo propostos pela Reitoria da UFPB. A reitora Margareth Diniz esteve acompanhada do vice-reitor Eduardo Rabenhorst, da pró-reitora de Graduação, Ariane Sá, do assessor jurídico, Marcelo Weick, e da assessora de gabinete, Marinalva Palmeira..

Dentre os projetos apresentados pela UFPB está o que prevê o apoio pedagógico por meio de cursos de especialização e mestrado para professores da rede estadual nos municípios que não forem contemplados pela formação continuada oferecida na UEPB. Ricardo destacou que o Estado vem avançando bastante na formação dos professores pela universidade estadual e tem interesse em construir uma parceria também com a UFPB.

O governador também sugeriu a participação da UFPB no projeto de redução do analfabetismo que começa a ser implantado pela UEPB. “Estamos concluindo na grade curricular da UEPB a obrigatoriedade de que os alunos de licenciatura alfabetizem pelo menos uma turma de jovens e adultos. Será bom para o aluno que estará ganhando experiência no estágio e para milhares de pessoas que vão aprender a ler e a escrever. A participação dos alunos da universidade federal contribuirá para uma queda ainda maior nos índices de analfabetismo”, comentou.

A reitora Margareth Diniz disse que a universidade trabalha no sentido de construir parcerias com o governador Ricardo Coutinho visando melhorar a qualidade educacional no Estado. “A sensibilidade do governador da necessidade de se investir na educação nos dá a certeza de que juntos podemos viabilizar o melhor para a Paraíba”, enfatizou.

Ela adiantou que estará abrindo o Fórum dos coordenadores de cursos na próxima semana e colocando em pauta a participação da UFPB no projeto de combate ao analfabetismo executado pelo Governo do Estado, o qual considera ousado.

Convite- Ainda durante a audiência, a reitora Margareth Diniz convidou o governador para participar da palestra que o professor, médico e cientista Miguel Nicolelis fará no próximo dia 25 no Auditório da Reitoria, campus I da UFPB. Ricardo Coutinho agradeceu o convite e destacou que será uma honra participar da palestra de um dos mais renomados cientistas do mundo.