João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo discute parcerias com embaixadores da Holanda e da Finlândia

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015 - 21:38 - Fotos:  Francisco França/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho recebeu, na tarde desta quarta-feira (9), na Granja Santana, a visita dos embaixadores da Holanda, Han Peters, e da Finlândia, Markku Virri, e discutiu com ambos projetos de cooperação nas áreas de educação e tecnológica na construção de moradias para idosos, bem como projetos para a rede hoteleira voltada para atendimento na terceira idade, além de projetos na área de energias renováveis e programa de formação de professores com educação a distância e presencial.

Após explanação dos embaixadores, o governador manifestou seu interesse em firmar parcerias com os respectivos países, por meio das Secretarias da Educação e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq). “Projetos como esses são sempre bem vindos, uma vez que um dos nossos desafios é o avanço na educação, a exemplo da formação de professores, e na área de tecnologia com a construção de moradias e de rede hoteleira voltada para o turismo da pessoa idosa”, afirmou.

O embaixador Han Peters revelou que a Holanda tem desafios a cumprir na questão de moradias para idosos, uma vez que a população vem aumentando muito nesta faixa etária e muitos deles vivem sozinhos. Ele elogiou o projeto Cidade Madura lançado pelo Governo da Paraíba ainda primeira gestão de Ricardo Coutinho e se interessou também por projetos de cursos técnicos na área de design.

O eixo de trabalho apresentado pelo embaixador da Holanda é a terceira idade e há o interesse por parte de seu país em iniciar um novo projeto no próximo ano, na rede hoteleira tendo como foco o turismo na terceira idade. Quanto ao curso técnico na área de design, os estudantes da Paraíba vão poder realizar os estudos na Holanda com foco na área da terceira idade e na organização da rede hoteleira buscando atrair turistas nesta faixa etária.

Já o embaixador Markku Virri, da Finlândia, país que tem um dos melhores sistemas educacionais do mundo, veio a Paraíba com o interesse de discutir um projeto para formação de professores por meio dos avanços e das inovações da educação finlandesa com educação a distância e presencial. Segundo o secretário da Educação do Estado, Aléssio Trindade, os cursos para os professores da Paraíba que participarem desse projeto de cooperação serão realizados por meio da Universidade Hank.

Também participaram do encontro com o governador Ricardo Coutinho, a reitora da Universidade Hank, Seija Mahalamaki, a professora Morja Suhonen, o presidente da Fapesq, Cláudio Furtado, e a secretária executiva da Ciência, Tecnologia e Inovação, Francilene Procópio Garcia.