João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo discute parcerias com Banco Europeu de Investimento em projetos de saneamento

segunda-feira, 11 de maio de 2015 - 18:21 - Fotos:  Walter Rafael/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho se reuniu, na manhã desta segunda-feira (11), com o gerente do Banco Europeu de Investimento no Brasil, Alexandre Staff Varela, com quem discutiu a possibilidade de financiamento de projetos para a Paraíba, especialmente na área de gestão das águas e saneamento. O encontro aconteceu na Granja Santa e contou com a presença de secretários e técnicos da gestão estadual.

“Neste primeiro encontro, conversamos sobre o projeto que está em andamento com o Banco Mundial e também aproveitamos para falar sobre outras possibilidades de parcerias futuras”, comentou o governador.  “Já realizamos e estamos realizando muitas ações de infraestrutura e social em todo o Estado, com recursos próprios. Essa oportunidade com o Banco Europeu, assim como com o Banco Mundial, vai ampliar ainda mais os investimentos voltados ao desenvolvimento da Paraíba”, completou.

O secretário da Infraestrutura, do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo, que também estava na reunião, falou sobre a proposta do Governo do Estado junto ao Banco Mundial, que está em andamento. “Foi dentro desse pedido junto ao Banco Mundial que surgiu a possibilidade da parceria com o Banco Europeu de Investimento”, afirmou. “É um total de R$ 250 milhões para financiamento de saneamento básico, sendo R$ 125 milhões pelo Banco Mundial. A outra metade será pelo Banco Europeu”, explicou.

O gerente do Banco Europeu no Brasil, Alexandre Staff Varela, também ressaltou que a reunião representou o início de muitas parcerias. “Estamos buscando apoiar o Governo em projeto que o Banco Mundial já vinha desenvolvendo”, afirmou. “Ficamos muito felizes em podermos conversar com o Estado sobre a possibilidade também de financiamentos futuros nas áreas de infraestrutura econômica e social”, acrescentou.