João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo discute parceria com ICE para implantação do Escola Cidadã na Paraíba

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015 - 21:50 - Fotos:  José Marques/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho recebeu, na tarde desta segunda-feira (14), em seu gabinete na Granja Santana, o presidente do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Marcos Magalhães, ocasião em que discutiram a parceria para implantação do projeto Escola Cidadã em oito escolas da Paraíba a partir do mês de fevereiro de 2016.

Magalhães explicou que o Escola Cidadã vai revolucionar o ensino na Paraíba e tem como objetivo formar o jovem para que tenha condição de decidir sobre sua própria vida e se prepare para entrar na universidade ou no mercado de trabalho.

O governador Ricardo Coutinho se mostrou satisfeito com o encaminhamento e os preparativos para que o Escola Cidadã seja aberto em fevereiro do próximo ano. “Vamos fazer com que a escola se torne objeto do desejo do estudante. Fazer com que o estudante se sinta atraído pelo saber formando seu caráter com responsabilidade. Já avançamos muito em educação e vamos investir muito mais em busca de escolas que formem alunos competitivos”, afirmou.

Ricardo disse ainda que o Escola Cidadã é um projeto de educação diferenciada. “Em termos de infraestrutura, a Escola Cidadã tem qualidade similar às melhores escolas privadas, e em termos de prática pedagógica vai ser mais inovadora. A meta é zerar a evasão escolar”, observou.

Segundo o secretário da Educação, Aléssio Trindade, o Escola Cidadã já é sucesso em pelo menos dez estados do Brasil. O melhor, disse o secretário, é que nessa nova escola o Estado vai ter capacitação dos professores e diretores e ela vai funcionar em tempo integral. As escolas do projeto terão todos os laboratórios a exemplo de Química, Física, Matemática, Biologia, Robótica e Informática. O secretário disse também que os guias desses laboratórios já estão sendo capacitados para o lançamento da Escola Cidadã.

Também participaram da audiência na Granja Santana o coordenador da Comissão de Educação Integral, Herbert Gomes e os patrocinadores do projeto David Saad, diretor do Instituto Natura, e Igor Lima, diretor do Instituto Sonho Grande.