João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo discute obras de mobilidade e habitação com prefeito de João Pessoa

sexta-feira, 5 de julho de 2013 - 20:37 - Fotos:  José Marques/Secom-PB

O  governador Ricardo Coutinho e o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, discutiram sobre projetos nas áreas de mobilidade, educação e habitação  no município de João Pessoa, durante audiência nesta sexta-feira (5), na Granja Santana. O secretário de Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, João Azevedo, e o secretário de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Nilton Pereira, participaram da audiência.

No encontro, que durou cerca 1h30, foram discutidos projetos incluídos no PAC Mobilidade, como o Viaduto do Geisel, o Trevo de Mangabeira e a duplicação da avenida Cruz das Armas. Governador e prefeito também ratificaram os acordos anteriormente firmados como os encontros de contas entre a Prefeitura e a Cagepa, na saúde e na cessão dos Centros de Referência de Educação Infantil (CREI) do Estado para a Prefeitura.

Na área de mobilidade urbana, o governador Ricardo Coutinho solicitou ao prefeito Luciano Cartaxo que, assim como havia sido acordado na gestão passada, a Prefeitura realize a desapropriação de algumas áreas para que o Estado continue as obras duplicação da Avenida Cruz das Armas.

Casas Populares- Ricardo também informou que o Estado fará a construção de 1.344 unidades habitacionais no conjunto Cidade Verde, em Mangabeira VII, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e uma escola de ensino fundamental e médio e propôs parceria para que a Prefeitura da Capital entre com a elaboração dos projetos para construção de uma Unidade de Saúde da Família e construa um Centro de Referência de Educação Infantil (CREI) em um terreno cedido pelo Estado.

Terminais de Integração- O prefeito Luciano Cartaxo solicitou ao governador a cessão de uma área próxima ao Estádio Almeidão, no Cristo, e outra próxima à rodoviária, no Varadouro, para a construção de dois terminais de integração. Cartaxo explicou que na área próxima à rodoviária pretende construir o Terminal de Integração para região metropolitana.

O governador Ricardo Coutinho afirmou que fará tudo que for possível para atender ao pleito importante para a melhoria da mobilidade e do transporte público da Capital. Ele adiantou que encaminhará o pleito para a análise do Departamento de Estradas e Rodagens (DER).  “Faz parte da rotina deste governo receber todos os prefeitos e dialogar sobre parcerias. Sou natural de João Pessoa e fui prefeito desta cidade. Tenho que continuar trabalhando para atender as expectativas da população”, destacou.

O prefeito Luciano Cartaxo disse que essa foi uma reunião importante em que os gestores puderam pautar a mobilidade urbana, e obras do PAC da Mobilidade, e resolver algumas pendências. Ele afirmou que o governador Ricardo Coutinho demonstrou disposição em resolver os pleitos encaminhados.  “O que for positivo para João Pessoa vamos trabalhar para viabilizar essas ações”, completou.

O secretário João Azevedo destacou que a avaliação do governador Ricardo Coutinho é que a audiência foi positiva por debater e encaminhar questões importantes para a cidade de João Pessoa na área de mobilidade urbana, educação e habitação. “Essa foi uma reunião produtiva porque definiu diretrizes, caminhos e linhas de atuação que podem fluir para parcerias principalmente no sentido de melhorar o trânsito”, avaliou.

João Azevedo afirmou que o Estado estará lançando no próximo mês o edital de licitação para construção do Viaduto do Geisel e também fará a relicitação do elevado do contorno de Mangabeira, já que a licitação deu deserta. “Essas são duas obras de fundamental importância para resolver dois gargalos no trânsito da Capital”, finalizou.