João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo discute novo reajuste com categorias

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013 - 08:48 - Fotos: 

O governador Ricardo Coutinho se reuniu, nesse domingo (13), na Granja Santana, com categorias da Polícia Militar, delegados e agentes da Polícia Civil e profissionais da saúde para discutir o reajuste que será anunciado, nesta segunda-feira (14), durante o programa semanal de rádio. Nas últimas semanas, a equipe econômica do Governo se reuniu com diversas categorias estaduais para tratar do novo reajuste.

Ricardo explicou a cada uma delas que a gestão agiu dentro das possibilidades, financeiras e legais, para garantir um reajuste salarial para todas as categorias e consolidar uma conquista para o servidor, que foi a criação de uma data-base no mês de janeiro de 2012.

O reajuste que será concedido em 2013 é fruto do diálogo e negociação das categorias representativas dos servidores junto com o governador e a equipe econômica do Governo e leva em consideração as condições reais de concessão frente à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o equilíbrio fiscal, a recomposição salarial e de remuneração das categorias, a política de valorização e a meritocracia.

“Mesmo diante das dificuldades da economia no ano passado com queda na arrecadação do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do baixo crescimento da economia nacional conseguimos, pelo segundo ano consecutivo, garantir o reajuste salarial quando praticamente nenhum Estado do país está concedendo”, ressaltou.

A 1ª audiência aconteceu com representantes da Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados da Polícia Civil que saíram satisfeitos com o reajuste apresentado. Participaram da reunião, o presidente da entidade, delegado Claudio Lameirão e os diretores Steferson Nogueira e Marcos Paulo; a secretária de Estado das Finanças, Aracilba Rocha; o Procurador Geral do Estado, Gilberto Carneiro; o secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Claudio Lima, além do deputado e líder do Governo na Assembleia Legislativa, Hervázio Bezerra.

De acordo com o delegado Claudio Lameirão, é preciso reconhecer os avanços para a categoria nos últimos dois anos. “Queremos agradecer ao governador e a equipe de Governo por ter dialogado sobre a situação da categoria, a reposição de perdas. Esperamos manter o diálogo aberto com o governador”, afirmou Lameirão.

Em seguida, o governador recebeu os representantes das categorias da Polícia Militar e apresentou os detalhes do reajuste. O cabo Sergio Rafael, da Associação dos Militares Estaduais da Paraíba (AMEP), agradeceu o esforço para melhorar as condições salariais e de trabalho. “Nós não podemos esconder uma realidade. Hoje nós temos um policiamento que tem fardamento, viaturas, armamento, temos tido essa valorização, mas também defendemos e precisamos de melhoria salarial”.

As categorias da saúde também foram recebidas pelo governador e pelo secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza. A presidente do Sind Saúde, Wanda Celi e o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Antônio Eduardo, também participaram da audiência.