João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo discute modernização da gestão pública com presidente do MBC

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012 - 21:34 - Fotos:  José Marques/Secom-PB

Foto: José Marques/Secom-PB

A modernização da gestão pública para tornar o Estado da Paraíba mais competitivo foi a pauta da audiência, na tarde desta quinta-feira, entre o governador Ricardo Coutinho, o presidente do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Erik Camarano, e o coordenador executivo do Programa Paraibano de Qualidade  (PPQ), Rafael Mitzcun.

A audiência. realizada na Granja Santana, também contou com as presenças dos secretários de Planejamento, Gustavo Nogueira; de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, João Azevedo; e do chefe da Controladoria Geral do Estado (CGE), Luzemar Martins. Camarano apresentou as ações desenvolvidas pela MBC em todo o Brasil no apoio a busca por uma maior eficiência e na modernização da gestão pública que hoje é adotada em 12 Estados do país, 10 municípios de grande porte, no Poder Judiciário do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro e nos Ministérios da Casa Civil e Secretaria Nacional de Aviação Civil.

Criado em novembro de 2001, o MBC vem adotando o Programa Modernizando a Gestão Pública (PMGP) com projetos que vêm tornando Estados e municípios mais competitivos.  O presidente da MBC destacou que a reunião foi bastante produtiva pela possibilidade de conhecer o modelo de gestão adotado na Paraíba e os resultados obtidos em tão pouco tempo pelo governo, com destaque para o ajustamento fiscal, uma inversão orçamentária muito significativa e a retomada de investimentos.

Erik Camarano destacou que a MBC se coloca à disposição para apoiar e acompanhar a ação do modelo de eficiência que o governador Ricardo Coutinho busca adotar no Estado, o qual está em consonância com as experiências adotadas com sucesso em outros Estados. “É preciso frisar que atuamos sem a utilização de investimento público, mas buscando o aporte de empresas que estão investindo na Paraíba e querem ver um Estado mais eficiente e mais moderno”, explicou.

O governador Ricardo Coutinho destacou que o Estado tem total interesse em trabalhar conjuntamente com o MBC e o PPQ na busca pela implementação de um modelo de gestão moderno, eficiente e que reflita na qualidade das obras, ações e serviços desenvolvidos pelo Estado. Ele acrescentou que em pouco mais de um ano de gestão o Estado conseguiu se adequar a todas as metas fiscais, reduzir o déficit, atrair e ampliar novos investimentos e captar recursos de R$ 2,5 bilhões em obras pela Paraíba, mas que neste ritmo de desenvolvimento é preciso adotar um modelo de gestão cada vez mais eficiente e de qualidade.

Ricardo determinou, ainda, que a Secretaria de Planejamento adote as providências para que o governo do Estado volte a ter representação no Programa Paraibano de Qualidade (PPQ) desenvolvido pelo Sebrae em parceria com 60 empresas. Para o coordenador do PPQ, Rafael Mitzcun, a participação do governo será importante para a melhoria da gerência do setor público e privado e para dar mais credibilidade e segurança para futuros investimentos no Estado.

O secretário de Planejamento do Estado, Gustavo Nogueira, destacou que vencido o quadro de insuficiência financeira e orçamentária, o grande desafio agora colocado pelo governador é melhor capacitar gestores e colocar a máquina pública dentro de metas, acompanhamento de indicadores e melhor qualificação dos gastos. “Buscar o Movimento Brasil Competitivo, que tem como condutor o empresário Jorge Gerdau e experiência em Estados e municípios, é um passo importante rumo ao desenvolvimento sustentável do Estado”, completou Nogueira.