João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo determina licitação para compra de helicóptero da Polícia Militar

terça-feira, 21 de agosto de 2012 - 09:48 - Fotos:  Alberi Pontes/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho determinou a abertura de licitação para a compra de um helicóptero para as Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, um investimento  na ordem de cerca de R$ 8 milhões com recursos próprios do Estado. “Esse instrumento é importante para que as polícias realizem o trabalho de segurança com mais eficiência”, declarou o governador, durante comemoração ao Dia do Patrono da Polícia Militar da Paraíba, na tarde da segunda-feira (20).

Durante evento realizado na Praça do  Povo do Espaço Cultural, em João Pessoa, também foi comemorado os 180 anos de Fundação da Polícia Militar (completos em fevereiro deste ano).

Ricardo agradeceu o empenho dos mais de 9.200 policiais, homens e mulheres, no combate à criminalidade e na construção de um polícia cidadã e pacificadora. “A Polícia Militar indiscutivelmente passa por um processo de empoderamento. Esse processo envolve naturalmente a capacidade da instituição em impor respeito e proteger a população”, afirmou.

O governador destacou ainda o projeto de construção de 500 apartamentos na Comunidade Girassol, na capital, para policiais militares, civis e bombeiros militares. Citou também os investimentos em capacitação dos policiais, aquisição de viaturas, armamento, coletes, viaturas e outros equipamentos. O governador lembrou que no seu governo, pelas datas previstas pela corporação, foram promovidos 320 oficiais, além da promoção de mais de mil praças.

Bairros mais tranquilos – Em bairros populares da capital, onde a violência atingia índices preocupantes já é perceptível um certo grau de tranquilidade, lembrou o governador destacando o trabalho desenvlvido pela PM. “A população precisa sentir naturalmente a volta de um estado de tranquilidade e a construção de uma cultura de paz e é possível fazer mais e nós vamos fazer mais”, declarou.

O vice-governador Rômulo Gouveia prestigiou a solenidade e destacou que o Governo do Estado tem investido em formação, equipamentos e viaturas para prestar um melhor serviço à população.

Condecorações – Durante a solenidade, 64 cadetes receberam o Espadim Tiradentes pelo ingresso no Curso de Formação de Oficiais. Outros 17 militares fizeram um compromisso (uma espécie de juramento) pela entrada no oficializado – após conclusão do CFO e de mais oito meses de qualificação – e promoção ao posto de 2º tenente. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, afirmou  que  este ano a PM já recebeu investimentos da ordem de R$ 30 milhões. Recentemente foram adquiridos 500 capacetes, 46 bicicletas, 20 motocicletas para o PBTran, e mais 24 caminhonetas Ranger.

Na solenidade militar foram concedidas medalhas a civis e militares, além da apresentação de novos armamentos, viaturas e bicicletas para a Ciclopatrulha. Na capital, 181 pessoas foram condecoradas com as medalhas de Serviços Distintos (120) e a do Mérito Elísio Sobreira (61).

O governador foi uma das autoridades condecoradas com a medalha Serviços Distintos concedidas a pessoas que contribuem com crescimento da Corporação. Com a medalha Elísio Sobreira dentre os agraciados estavam a secretária de Comunicação Institucional do Governo da Paraíba, Tatiana Rocha Domiciano, a secretária da Administração, Livânia Farias, a presidente da PBTUR, Ruth Avelino, e a Delegada Geral da Polícia Civil, Ivaniza Olimpio.

Em Campina Grande, a solenidade comemorativa ao aniversário da PM e do patrono da corporação ocorreu no auditório da Justiça Federal, onde ocorreu a condecoração de 123 militares com as medalhas de Serviço Policial Militar e a Láurea do Mérito Disciplinar. O comandante regional da PM, coronel Wolgran Lordão, comandante do 2º BPM, tenente-coronel Souza Neto, ressaltaram o papel dos policiais na defesa da sociedade.

Representantes do Poder Judiciário, a exemplo dos juízes Ricardo Vital de Almeida e Horácio Ferreira de Melo, além do promotor Márcio Teixeira, foram homenageados. O delegado da Polícia Federal, Adriano Moreira, e outras autoridades e personalidades civis também tiveram destaque na ocasião.

Palestra – Durante a solenidade, o coronel reformado João Batista proferiu palestra sobre o Patrono da Polícia Militar, coronel Elísio Sobreira, que nasceu em 20 de agosto de 1878, na cidade de Esperança, no Agreste paraibano.