Fale Conosco

29 de outubro de 2013

Ricardo destaca importância dos servidores para a Paraíba



O governador Ricardo Coutinho dedicou o seu programa semanal de rádio aos servidores estaduais, municipais e federais pela passagem do dia 28 de outubro, dia do Servidor Público. Ricardo destacou a importância do trabalho e a contribuição de todos na construção de um Estado cada vez mais forte e com melhores serviços à população.

Ricardo é servidor público afastado para exercer os cargos de vereador, deputado estadual, prefeito e governador. “Sou um servidor público da Universidade Federal da Paraíba e estou na condição de governador atuando como servidor público estadual, o que representa um grande orgulho e responsabilidade”, enfatizou.

Ele também prestou contas destes dois anos e nove meses de Governo frisando que o Estado superou dificuldades, mas fez uma caminhada importante que aponta o respeito ao servidor. “Instituímos uma data-base em 1º janeiro em que, dentro das condições financeiras do Estado, estabelece um processo de recuperação de perdas anualmente”, lembrou.

De acordo com Ricardo foram concedidos dois reajustes que somam 20,8% sobre a folha de pessoal para os servidores estaduais, sem incluir as promoções nas polícias Civil e Militar. “Demos mais reajustes sobre a folha do que qualquer outro Estado nordestino. Esse reajuste, como não poderia deixar de ser, não poderia ser igual para todas as categorias como a da Educação que tem um piso estabelecido por Lei Federal, que estamos cumprindo, e das categorias da Segurança Pública que precisam de incentivos em função da situação crítica que herdamos”.

Ricardo ressaltou que o policial Militar recebeu reajuste de 32% em dois anos, o policial Civil teve aumento de até 14%; os agentes penitenciários tiveram reajustes de até 10,5%; o Fisco com 7%, no primeiro ano, e 5% no segundo ano; os profissionais de saúde de 5% a 7% e o magistério com reajuste médio de 10%; através da recomposição da tabela, atendendo à demanda da categoria e incluindo o 14º e, em alguns casos, o 15º salários. “Dentro dos limites do Estado, este Governo tem buscado valorizar os servidores públicos que passaram a ter uma data-base que estabelece reajustes ano após ano”, explicou.

13º Salário – O governador Ricardo Coutinho também reafirmou que, no próximo dia 10 de dezembro, pagará a segunda parcela do 13º salário complementando o pagamento da primeira parcela em junho.

Concursos - Outro avanço elencado por Ricardo está a convocação de mais de 10 mil servidores, nos últimos dois anos, entre professores, técnicos de administração, agentes penitenciários, procuradores, policiais, músicos da Orquestra Sinfônica, técnicos de defesa agropecuária, Codata, Cagepa e Detran. “Estamos, com isso, profissionalizando os serviços e dando a chance de todos entrarem no serviço público pela porta da frente”.

Confraternização – Ricardo ainda participou da festa dos servidores técnicos administrativos promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (Sintesp-PB) realizada na sede social da entidade, na praia da Penha, na Capital. “É uma honra participar para conhecer novos funcionários, rever e abraçar velhos amigos”, comentou Ricardo.

O presidente do Sintesp-PB, Severino Ramos, destacou as ações voltadas ao servidor. “Ricardo tem um significado extraordinário para nossa categoria, formada por trabalhadores das três universidades públicas da Paraíba. Ele constituiu uma data-base para todos e convocou mais de 10 mil concursados, profissionalizando os serviços públicos”, observou o sindicalista.